terça-feira, 2 de setembro de 2008

NEUROPATIAS

Dr. Carlos Otto Heise
Neuropatia periférica é um problema neurológico comum. Sua prevalência é de 2% a 4 % da população geral e chega a 8% na população acima de 55 anos. Em países desenvolvidos, a causa mais comum é o diabetes mellitus. A neurite por lepra tem alta prevalência no nosso meio. Outras causas sistêmicas comuns incluem doenças metabólicas, agentes infecciosos, vasculites, toxinas e drogas. Doenças auto-imunes e hereditárias constituem uma proporção substancial das neuropatias. A apresentação clínica é variada e as possibilidades etiológicas são inúmeras, assim sendo, a classificação em subtipos é fundamental para direcionar a investigação. A análise conjunta da história, do exame clínico e da eletroneuromiografia permite, na maioria das vezes, definir o tipo de neuropatia ou orientar a investigação das possíveis causas.
As características mais importantes para orientar a pesquisa etiológica são:
1. Distribuição:
• Polineuropatia: comprometimento difuso dos nervos.
• Mononeuropatia: comprometimento isolado de um nervo.
• Mononeuropatia múltipla: comprometimento seqüencial de vários nervos.
• Plexopatia: comprometimento de vários nervos relacionados anatomicamente.
2. Tipos de fibras nervosas acometidas:
• Sensitivas grossas: tato, vibração, equilíbrio, artrestesia e reflexos miotáticos.
• Sensitivas finas: dor e temperatura.
• Motoras (grossas): força e trofismo muscular.
• Autonômicas (finas): pressão arterial, sudorese, vasodilatação, freqüência cardíaca, controle pupilar, motilidade gastrointestinal, ereção.
3. Padrão de lesão (eletroneuromiografia):
• Desmielinizante:
- Homogêneo
- Multifocal (com ou sem bloqueio de condução)
• Axonal:
- Fibras longas ("Dying back")
-Comprometimento proximal
• Misto
4. Evolução:
• Aguda x Crônica
• Progressiva x Recidivante
5. Fatores associados:
• História familiar
• Exposição a toxinas ou medicamentos
• Infecção ou vacinação recente
• Outras doenças conhecidas
• Comprometimento de outros órgãos e sistemas
Mononeuropatia:
A etiologia das mononeuropatias geralmente é compressiva ou traumática. A mais comum é a síndrome do túnel do carpo, que é bilateral em cerca de 75% dos casos. Outra mononeuropatia comum é a paralisia facial periférica, freqüentemente relacionada a quadros infecciosos, particularmente pelo herpes vírus. Em nosso meio, vale sempre lembrar a possibilidade da forma neurítica da hanseníase (sem lesões de pele), particularmente nas lesões do nervo ulnar ou do nervo fibular.
Os sítios das neuropatias compressivas são característicos (* lesões freqüentes):
- Nervo mediano no punho (Síndrome do túnel do carpo) ***
- Nervo ulnar no cotovelo *
- Nervo fibular na cabeça da fíbula *
- Nervo cutâneo lateral da coxa no ligamento inguinal (Meralgia parestésica) *
- Nervo radial na goteira do úmero (Paralisia de sábado à noite) *
- Nervo tibial no tornozelo (Síndrome do túnel do tarso)
- Nervo ulnar no punho (Síndrome do canal de Guyon)
- Ramo motor do nervo radial no antebraço (Síndrome do interósseo posterior)
- Tronco inferior do plexo braquial (Síndrome do desfiladeiro torácico)
- 2º e 3º nervos interdigitais do pé na região metatarsiana (Neuroma de Morton) *
- Nervo mediano no cotovelo (Síndrome do pronador redondo)
- Nervo femoral no ligamento inguinal
- Nervo supraescapular na escápula
Mononeuropatia múltipla:
• Formas axonais: em muitos pacientes, a causa é vasculite. A vasculite é geralmente sistêmica e associada a doenças como poliarterite nodosa, doença de Churg-Strauss, granulomatose de Wegener ou secundária a doenças do tecido conectivo (lupus, artrite reumatóide, síndrome de Sjogren), neoplasias, infecções, crioglobulinemia ou reações de hipersensibilidade. No entanto, pode ser restrita aos nervos periféricos. Formas angiopáticas de neuropatia diabética também podem cursar com mononeuropatia múltipla axonal. Nos pacientes HIV positivos, a neuropatia citomegálica é uma causa importante.
• Formas desmielinizantes: pode ser secundária a polirradiculopatia crônica inflamatória (CIDP) ou uma de suas variantes, como a neuropatia multifocal motora (MMN). A hanseníase é endêmica em nosso meio e deve ser sempre lembrada. Outra forma ocorre na neuropatia hereditária com susceptibilidade a paralisias por compressão (HNPP), freqüentemente associada a deleção do gene da proteína PMP22.
Plexopatias:
A principal causa é traumática, podendo ser secundária a posicionamento cirúrgico inadequado. Lesões inflamatórias podem ocorrer no plexo braquial (amiotrofia nevrálgica) e, em pacientes diabéticos, no plexo lombossacral (amiotrofia diabética). Outras causas importantes incluem compressão (síndrome do desfiladeiro torácico), infiltração neoplásica e radioterapia.
Polineuropatias:
Podem ser classificadas de acordo com o tempo de evolução:
• Aguda: evolui em horas até 1 mês.
• Subagudas: 1 a 2 meses.
• Crônicas: acima de 2 meses
A maioria das polineuropatias evolui lentamente e exibem sintomas motores e sensitivos distais, que progridem de maneira centrípeta. As neuropatias que não seguem esse padrão típico devem ser prontamente investigadas, pois podem representar doenças graves. Neuropatias rapidamente evolutivas incluem a síndrome de Guillain-Barré, vasculites ou exposição a agentes tóxicos.
A maioria das neuropatias envolve fibras grossas e finas, mas em algumas ocasiões um grupo pode ser predominantemente afetado. As causas possíveis de polineuropatia de fibras finas incluem diabetes, amiloidose, infecção por HIV, entre outras. Após exclusão de diabetes, provavelmente a causa mais comum é uma polineuropatia sensitiva idiopática, que é geralmente vista em pacientes idosos.
Polineuropatia aguda:
Polineuropatia aguda simétrica, apresentando-se como paralisia progressiva, com arreflexia e sintomas sensitivos variáveis é geralmente uma das variantes da síndrome de Guillain-Barré. O reconhecimento dessa entidade é importante pela disponibilidade de tratamento específico e porque pode evoluir rapidamente para insuficiência respiratória e instabilidade autonômica. A síndrome de Guillain-Barré representa um espectro de polirradiculoneuropatias inflamatórias auto-imunes. A maioria é desmielinizante (AIDP), mas também há formas axonais motoras (AMAN) e sensitivo-motoras (ASMAN). A eletroneuromiografia e o líquido cefalorraquidiano são importantes na confirmação da suspeita clínica, mas a positividade pode ser baixa nos primeiros dias de evolução, particularmente no caso de lesões axonais. A variante de Miller-Fisher caracteriza-se pela tríade ataxia, oftalmoparesia e arreflexia, e associa-se com a presença de anticorpos anti-GQ1b.
Outras causas menos comuns incluem porfiria, difteria, paralisia do carrapato, vasculites, toxinas, neuropatia paraneoplásica e poliomielite.
Polineuropatia desmielinizante crônica: pode ser genética ou adquirida.
A desmielinização uniforme geralmente indica neuropatias genéticas, enquanto desmielinização multifocal e bloqueios de condução indicam neuropatias desmielinizantes adquiridas. A maioria das polineuropatias desmielinizantes geneticamente determinadas são variantes da doença de Charcot-Marie-Tooth, e 70 a 80% destes pacientes apresentam duplicação do gene da proteína PMP22.
As polineuropatias desmielinizantes adquiridas representam um grupo heterogêneo de neuropatias, sendo a maioria imune-mediada. A forma mais comum é a CIDP, cujo curso pode ser recidivante ou lentamente progressivo. A neuropatia motora multifocal (MMN) é uma doença relacionada que se caracteriza por bloqueios de condução restritos às fibras motoras. Cerca de 10% dos pacientes com polineuropatia desmielinizante adquirida tem uma paraproteinemia associada, geralmente do tipo IgM. A polineuropatia anti-MAG apresenta um padrão característico na eletroneuromiografia, com aumento desproporcional das latências distais.
Tipos de polineuropatia desmielinizante crônica:
• Genéticas:
» Doença de Charcot-Marie-Tooth (CMT) tipos 1, 4 e 1X
» Doença de Dejerrine-Sottas e Hipomielinização congênita.
» Neuropatia hereditária com susceptibilidade a compressão (HNPP).
» Adrenomieloneuropatia.
» Leucodistrofia metacromática.
» Doença de Krabbe.
» Doença de Refsum.
» Doença de Tangier.
» Síndrome de Cockayne.
» Xantomatose cérebro-tendínea.
» Distrofia muscular congênita merosina-negativa.
• Adquiridas:
» Polirradiculoneuropatia desmielinizante inflamatória crônica (CIDP)
- Neuropatia desmielinizante simétrica distal (DADS)
- Neuropatia motora multifocal (MMN)
- Neuropatia sensitivo-motora multifocal (MADSAM)
» Polineuropatia desmielinizante associada a paraproteinemias:
- Anticorpos contra glicoproteina associada à mielina (anti-MAG)
- Associada a mieloma osteosclerótico (com ou sem síndrome POEMS)
» Infecciosas:
- Hanseníase.
- Difteria.
Polineuropatia axonal crônica:
Este é o tipo mais comum de polineuropatia e tem muitas causas possíveis. A causa mais comum é diabetes mellitus. Várias doenças sistêmicas e metabólicas, como deficiências nutricionais, insuficiência renal crônica, doenças malignas, intoxicações exógenas por medicamentos, álcool ou agentes químicos podem resultar nesse tipo de polineuropatia. Algumas formas hereditárias, especialmente formas axonais da doença de Charcot-Marie-Tooth podem se apresentar com esse padrão.
Mesmo após avaliação completa, entre 20% a 25% das polineuropatias crônicas são rotuladas como idiopáticas. A maior parte dessas polineuropatias é de grau leve, de predomínio sensitivo e distal, afetando pacientes idosos. Uma parte desses pacientes tem uma polineuropatia de fibras finas com dor em queimação nos pés ("burning feet"), e nestes casos a eletroneuromiografia é geralmente normal.

150 comentários:

  1. meu pai esta com polineuropatia de evolução crônica que afeta as fibras sensitivas e motoras de padrão axonal com comprometimento desmielinizante secundario.ele sente muita dor nas pernas po isso fez o exame eletroneuromiografia que a conclusão foi esta.como tratar?tem cura?sera falta de vitamina b-12?ele tem diabete,mas controla e bebeu muito e ate descobrir que era isso tomou varios remedios cada vez tinha uma complicação,a mais grave de intestino,esta em tratamento,mas como sou curiosa entrei para saber mais sobre o que deu o exame,a consulta e daqui a seis dias...grata solange

    ResponderExcluir
  2. olá,

    somente um neurologista pode avaliar o tratamento de seu pai,a vit. B 12 é sempre eficaz ,

    melhoras e obrigada

    ResponderExcluir
  3. Ane, é Fran. Minha sobrinha tem neuropatia sensitiva distal assimétrica. O resultado foi confirmado pela doutora, que agora irá avaliar se é por causa de diabetes,se é genético, se tem hanseníase etc, mas tô com dificuldades de entender como o quadro pode evoluir (percebi que, como ela só tem 18 anos, a médica não quis entrar em detalhes... Bjs!! saudades de vc e daquele reiki tão bom!!!

    ResponderExcluir
  4. * Neuropatia Sensitiva
    Parestesias, dor, queimação, choque, hipersensibilidade, hipoestesia (redução de movimentos), instabilidade postural, porém pode ser estacionado qd controlar a doença de base querida. fique calma
    bjk

    ResponderExcluir
  5. Meu marido tem Polineuropatia sensitivo motora discreta. Gostaria de saber qual especialista devo procurar, pois há mais de 15 anos que ele sofre desse mal. Fomos ao neurologista e o mesmo nos informou que deveríamos procurar um reumatologista, assim fizemos, mas não chegamos a nenhuma conclusão.
    Se pudesse nos ajudar, ficaríamos gratos.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. olá Ceia,
    desculpe o atraso, mas fiquei sem pc pelo apagão.

    acredito que infelizmente seu marido não foi feliz em encontrar um profissional interessado, pq muitas vezes levamos muito tempo para ter um diagnóstico.

    tente um médico da dor ou mesmo um fisiatra
    melhoras e boa sorte

    ResponderExcluir
  7. tenho uma irma de 33 anos ela tem polineuropatia cronica sensitiva,ela senti muita dor e e deficiente visual,não sei como ajuda-la,estou perdida.

    ResponderExcluir
  8. Andreia, em primeiro lugar, vc tem que manter a calma apesar de ser uma situação difícil.
    o fato de sua irmã ter uma polineuropatia, e sentir muita dor,é sinal que não está sendo bem orientada qt a medicação.
    você ja´sabe o pq da polineuropatia???????????
    leve-a num medico especialista da dor.
    Pode tentar tb acupuntura, etc
    espero que tudo se acalme
    um bom Natal!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Edinei e depois de perceber a perda de alguna movimentos das mãose um pouco da perca motora das pernas eu fui ao médico e fiz a eletromiografia e ficou constato que tenho polineuropatia desmializante. Segundo o médico esse meu caso foi hereditário no qual ele classificou como sendo uma doença de Charcot-Marie-Tooth. A Minha é dúvida é: eu posso ficar atrofiado ? perder todos os meus movimentos? se tem tratamentos em estudos ? eu tenho 38 anos e sempre tive dificuldades de medeslocar ou fazer alguma travessura como por exemplo pular um muro.Nesse momento qualquer informação será de fundamental importancia pra mim.

    atenciosamente;

    ResponderExcluir
  10. olá Edinei,
    calma em primeiro lugar.

    Você não deve imaginar o que vai acontecer com voc~e, até pq em qualquer doença crônica não existem regras

    o mais importante é vc ter um bom neurologista e com certeza se vc já começou suas dificuldades motoras desde muito cedo, é sinal que a progressividade é muito lenta.ocê dificilmente vai perder todos os seus movimentos, fique tranquilo.
    se precisar de um acompanhamento psicologico, com certeza a doença vai deixar de ser tão severa, já se comprovou que todo doente crônico que aprende a conviver bem emocionalmente com suas limitações, tem um a grande melhora no desenvolvimento da doença
    te desejo o melhor
    Feliz Natal
    v

    ResponderExcluir
  11. Ane
    Sou estudante de fisioterapia,e estou pesquisando um paciente com polineuropatia sensitivo motora, estou com dificuldades de encontrar artigos. Vc pode me ajudar.adriana

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da mattéria de vcs. Sou portadora da neuropatia sensitiva motora, e estou sofrendo muito, e parece que estou fazendo tratamento errado, tomo amytryl,miosam,e outros antiflamatorios, quernao resolvem nada. Mas mesmo assim gostei muito da materia.

    ResponderExcluir
  13. Veronica, obrigada
    já procurou um reumatologista para ver se você tem uma doença de base reumatológica???????????
    boa sorte

    ResponderExcluir
  14. Ane,

    meu nome é Luciane, e tenho uma filha de 1 ano e 4 meses, desde os 8 meses percebo que ela não conseguia ficar em pé, a pediatra encaminhou imediatamente fisioterapia e me encaminhou para um neuropediatra, a neuro fez testes e falou que nao era nada na cabeça nem nos musculos era nervos, pediu uma eletroneuromiografia e agora ela pediu exame de vitamina E, B6, B12 e colesterol e disse q acha é polineuropatia.
    Minha pergunta é, qual a chance que a minha filha tem de andar?
    com a fisioterapia e natação (que me indicaram) ja progressos importantes, como movimentos mais rapidos das pernas, ela anda com o bibi dela para trás, mas não consegue ficar em pé sozinha, mas ela deitada consegue manter as pernas dela para o ar, ela chuta a bola, não reclama de dor, gostaria de saber sua opinião.

    ResponderExcluir
  15. Senhora

    Estou passando por algumas complicações nas minhas pernas e pés, como: dormência, formigamento e agora com dores, consultei com:

    - Clinico geral, que pediu diversos exames de sangue, aonde não foi constatado nada;

    - Ortopedista, foi tirado 26 RX’s e nada;

    - Vascular, fez ultrasson e nada;

    - Neurologista (Dr. Oswaldo R. Truite, pediu o exame Eletroneuromiografia nos membros superiores e inferiores.

    Conclusão do Dr. Eloy Cassa Jr (realizou o exame): Neuropatia desmielinizante adquirida, a causa mais comum destas alterações é a polirradiculoneuropatia desmielinizante e em virtude de que clinicamente o quadro encontra-se em progressão além de 6 semanas o diagnóstico de Polirradiculoneuropatia Inflamatória Crônica Desmielinizante é o mais provável devendo ser validado por critérios clínicos.

    No rodapé do resultado do exame o Dr. Eloy ele colocou a seguinte observação:

    OBS: informações adicionais recentes e de alta qualidade sobre este diagnóstico e seu tratamento, podem ser encontradas na neuromuscular homepage de Alan Pestronsk (neuromuscular.wustl.edu.html), ou no endereço do autor (neurologia.pr@terra.com.br)

    E com este resultado em mãos fui consultar novamente com o Dr. Oswaldo, que me disse: vou te pedir alguns dias, pois esta patologia e rara, então vou formar uma junta médica para avaliar o seu caso e te indicar um tratamento adequado.

    Senhores, gostaria muito se vocês pudessem me ajudar, pois quem corria 10 km todos os dias até um ano atrás e agora não está conseguindo se locomover direito, preciso muito de ajuda, para resolver esta situação que estou vivendo.

    Atenciosamente.

    Junior.
    Maringá-Pr.
    juniormaringa9@hotmail.com
    44 * 3352-1600
    9973-9306

    ResponderExcluir
  16. Junior,
    imagino seu desespero em saber como vai ficar, mas confie em seu médico, as doenças crônicas, são muito imprevisíveis,e não há regra.
    com tratamento adequado,com certeza vc ficará bem
    boa sorte sempre

    ResponderExcluir
  17. Ane,

    meu nome é Luciane, e tenho uma filha de 1 ano e 4 meses, desde os 8 meses percebo que ela não conseguia ficar em pé, a pediatra encaminhou imediatamente fisioterapia e me encaminhou para um neuropediatra, a neuro fez testes e falou que nao era nada na cabeça nem nos musculos era nervos, pediu uma eletroneuromiografia e agora ela pediu exame de vitamina E, B6, B12 e colesterol e disse q acha é polineuropatia.
    Minha pergunta é, qual a chance que a minha filha tem de andar?
    com a fisioterapia e natação (que me indicaram) ja progressos importantes, como movimentos mais rapidos das pernas, ela anda com o bibi dela para trás, mas não consegue ficar em pé sozinha, mas ela deitada consegue manter as pernas dela para o ar, ela chuta a bola, não reclama de dor, gostaria de saber sua opinião.

    Me esclare por favor, obrigada

    ResponderExcluir
  18. hoje fique devastada com a conclusao de electromiografia.o estudo das velocidades de conducao revela alteracoes de acordo com ligeira-moderada polineuropatia sensitivo-motora.EMG de deteccao revela moderada perda cronica de unidades motoras nos miotonos L5-S1 bilateralmente,tendo em conta a normalidade do exame de imagem ( TAC L-S )provavelmente a perda de unidades motoras se associa a presenca de polineuropatia. Que me espera ? Maria tonia 60 anos

    ResponderExcluir
  19. Mariantonia,
    isso é muito relativo,vc deverá fazer uma ressonância magnética
    acho que tem que descobrir que doença de base .
    não se desespere,
    nem sempre a evolução é rápida, antes de mais nada fale com seu neurologista
    muita sorte

    ResponderExcluir
  20. Ane,

    meu nome é Luciane, e tenho uma filha de 1 ano e 4 meses, desde os 8 meses percebo que ela não conseguia ficar em pé, a pediatra encaminhou imediatamente fisioterapia e me encaminhou para um neuropediatra, a neuro fez testes e falou que nao era nada na cabeça nem nos musculos era nervos, pediu uma eletroneuromiografia e agora ela pediu exame de vitamina E, B6, B12 e colesterol e disse q acha é polineuropatia.
    Minha pergunta é, qual a chance que a minha filha tem de andar?
    com a fisioterapia e natação (que me indicaram) ja progressos importantes, como movimentos mais rapidos das pernas, ela anda com o bibi dela para trás, mas não consegue ficar em pé sozinha, mas ela deitada consegue manter as pernas dela para o ar, ela chuta a bola, não reclama de dor, gostaria de saber sua opinião.

    Vc responde de todos menos o meu, pq?
    Luciane
    lucianegja@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. olá Luciane

    parabéns por ser uma mãe tão dedicada e por ter uma criança abençoada.

    Deus só da filhos especiais para mães especiais.
    sua filha vai andar sim, nunca perca as esperanças.
    o diagnostico ainda não fechou e vc já v~e evoluçõs, lute e tenha fé

    ResponderExcluir
  22. Nome=Ines Gemelli Olivo

    Tenho muita dor nos meus braços ja fiz cirusrgia do punho e ombro agora meu medico pediu o exame neromiograma o resultado deu que revela neuropatia desmielinizante sinsitiva em n.medianos bilateralmente & neuropatia desmielinizante motora em n.medianos compativel com stc bilateral gostaria de saber o q signfica tudo isso eu sou portadora de diabete se tem haver

    ResponderExcluir
  23. olá Inês
    as neuropatias são muito chatas e a diabetes pode ser a doença de base sim, mas só mesmo com seus exames o médico pode afirmar
    desejo melhoras e muita calma,pq o emocional piora tudo
    abraços e saúde

    ResponderExcluir
  24. As polineuropatias produzem o típico padrão de dor em luva e bota. Inicialmente os pacientes se queixam de dor em queimação nos pés. Esta dor surge por comprometimento das pequenas fibras nervosas com pouco ou nenhuma mielina. Diabetes e HIV são uma das principais causas deste tipo de neuropatia. Entretanto, várias outras causas podem ser enumeradas e um grande número de pacientes não apresenta nenhuma doença detectável (forma idiopática).

    ResponderExcluir
  25. ola sou d.d.d. gostaria de saber os sintomas de radiculopatia-neuropatia cronica c8 adireita e ernias de disco na cevical

    ResponderExcluir
  26. Boa Noite Dra Ane, minha irmã de 67 anos fez uma cirurgia de hérnia de disco no ano passado e quase morreu, deu hemorragia e teve dores lancinantes segundo ela, passado alguns meses começou a ter dores nas pernas e sentia-se insegura para caminhar, foi ao médico que diagnosticou com Neuropatia Motora Axonal,problemas no nervo peroneal na perna esquerda e mandou ela voltar ao médico que a operou, será que foi um caso de erro médico?
    Qual é o tratamento para esses casos. Ela está apavorada, e nós perdidos e impotentes precisamos de orientação
    O que é Polifasismo??? Precisamos o endereço de um especialista em Neuropatias ela não quer mais voltar ao mesmo médico. Qual é o endereço de seu consultório? MInha irmã mora em Santa Catarina e sua filha em Cascavel no Pr.
    Muito obrigada pela atenção.
    Rita

    ResponderExcluir
  27. oi ane meu nome sandra meu filho tem cidp estou lutando pois estou com problemas no plano de saude ele toma imunoglobolina humana graças a Deus ele anda estuda desejo que todos que estão passando por este problema nunca percam a esperança e a fé.bjs 27/02 23:00
    itaguai rj.

    ResponderExcluir
  28. RITA,
    DESCULPE A DEMORA, MAS NÃO RECEBI POR E-MAIL SUA PERGUNTA.
    PROCURE UM MÉDICO DA DOR URGENTE,
    QT A EU ENVIAR UM ENDEREÇO DE UM BOM PROFISSIONAL FICA DIFÍCIL JÁ QUE NÃO CONHEÇO NINGUÉM DE SUA CIDADE, MAS PROCURE NA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROLOGIA
    MELHORAS

    ResponderExcluir
  29. OLÁ SANDRA,
    LAMENTO QUE AINDA HOJE PRECISEMOS LUTAR PARA CONSEGUIRMOS UM MEDICAMENTO, ETC, MAS PROCURE UM ADVOGADO E PEÇA UMA LIMINAR, SAI MAIS RAPIDINHO.
    DESEJO QUE SEU FILHO, FIQUE BEM RAPIDAMENTE E MUITA FORÇA QUERIDA
    BOA SORTE SORTE

    ResponderExcluir
  30. Oi..meu nome é veronica xaier, tenho 45 anos e a 10 anos venho sofrendo com dores,tenho fibromialgia,hernia de disco s1,s5.Agora o meu quadro evolui para uma polineuropatia sensitiva motora assimétrica axonal. Por favor me diz o que é isso.Já estou quase sem andar eestou de muletas e mesmo assim ainda tenho dificuldades.E no que isso pode afetar a minha rotina? Trabalho e o dia a dia. Deste já fico muito agradecida. Bjs.

    ResponderExcluir
  31. olá Veronica,
    você deve ter uma conversa séria com seu neurologista, afinal só ele sabe o estágio real da polineuropatia.
    você3 tem que pedir para ver qual é a doença de base, pq vai poder tratar melhor.
    não se desepere, procure novas opiniões.
    as neuropatias podem ter muitas causas
    melhoras e boa sorte

    ResponderExcluir
  32. oi tenho 45anos tenho polineuropatia sensitivo motora axonal sinto muitas dores nos pes e nas pernas muitas caimbrias fiquei assim depois de trabalhar numa refinaria de alumunio. faço acompanhamento medico mas ainda não descobriram a causa real da doença.tenho tolerancia a diabetes não me dei bem com os remedios indicados o que devo fazer?posso ter adquirido a doença no trabalho? grato Hildebrando salera

    ResponderExcluir
  33. Hildebrando,

    você deve investigar exatamente a quantidade de aluminio em seu corpo, conversar seriamente com seu médico e depois partir para a justiça se caso for.
    te desejo melhoras

    ResponderExcluir
  34. Ane, sou veronica xavier. No meu exame deu polioneuropatia sensitiva motora assimetrica axonal. A cada dia venho sentindo as minhas pernas mais dormentes. Nao posso trabalhar pois nao consigo ficar em pé por mais de 5 minutos e quando acordo estou totalmente dura. Estou com uma neuro a 3 anos e o meu caso só vem piorando. deu entrada no auxilio doença e fui negada. Aonde essa doença pode afetar a minha vida profissional. Nao sinto mais nem vontade de sair de casa. Tenho 45 anos. Por favor me ajudem!!!! Bjs.

    ResponderExcluir
  35. VERNICA XAVIER,
    A POLINEUROPATIA, DEVE SER BEM INVESTIGADA E VER SE EXISTE UMA DOENÇA DE BASE.
    VOCÊ JÁ FOI A UM REUMATOLOGISTA??????????
    QT A PERÍCIA, NÃO SEI O QUE ESTÁ ACONTECENDO, A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO NADA, ESTE PAÍS É UM ABUSO, MAS NÃO DESNIME, MUITO MENOS DEPRIMA, TENTE NOVAMENTE

    ENQUANTO VOCÊ NÃO ENCONTRAR UM EQUILIBRIO COM A MEDICAÇÃO, ELA VAI AFETAR SIM SUA VIDA COMO UM TOD, MAS PERSISTA , PROCURE NOVAS OPINIÕES E BOLA PRA FRENTE COM MUITA GARRA
    BEIJOS E SORTE SEMPRE

    ResponderExcluir
  36. boa noite sou weslei
    eu fui acometido em outubro de 2009 com a sgb
    fiz o tratamento de imunoglobulina,cortisona,eplasmaferese passarão 4 meses tava andando sem muletas,
    e agora no começo de março comecei a perder as forças de novo fui internado fizeram o licor de novo e a neurologista que cuida de mim disse que como já passou de dois meses meu caso é polineuropatia desminialianizante cronica e me deu imunoglobulina de novo só que não entendi direito sera que eu volto a recuperar minhas forças de novo? vc pode me esplicar como funciona esta doença...

    ResponderExcluir
  37. Ane, tudo bem com vc?
    Fui ao neuro é ela falou que a neuropatia que eu tenho pode ser da coluna e tb alguma inflamação, mas nao entrou em detalhe. Depois de 3 anos com essa neuro, ela mandou eu procurar um hospital que tenha mais recurso. Onde me trato é num posto de saude, vc acha que só um hospital de grande porte vai investigar melhor, ou ela esta fugindo do problema? A vontade que tenho e de processar essa medica. O que eu faço? Pode me indicar algum neuro daqui do Rio de janeiro?. Parece que as dores estao indo pros braços, a cada dia me aparece uma dor diferente, até nas nadegas , tem dia que parece que eu levei um soco em algum lugar e fica muito dolorido.Desculpe por eu estar sempre te perguntando, é porque os medicos nao falam nada, e vc conseque me responder o que eu realmente quero ouvir. Um beijão

    ResponderExcluir
  38. bom dia! meu nome é adriana e a 5 anos sofro com muitas dores nos braços e pernas,sendo que nos braços causa dores insuportáveis e muito inchaço,sou diabética a 11 anos,com problemas renais tbm,fiz eletroneuromiografia e o resultado foi normal,fiz cirurgia de sindrome do carpo mas não resolveu nada.me ajude por favor,estou desesperada e com muitas dores.

    ResponderExcluir
  39. olá Adriana

    é comum a diabete trazer como consequencia neuropatias diabéticas, vc deve ir a um neurologista e ver opiniões difernetes, hoje existem remédios potentes, que ajudam muito no seu caso, não se desespere e procure urgente outra opinião
    abraços e sorte sempre

    ResponderExcluir
  40. olá Adriana,
    só mesmo seu médico pode avaliar e te falar alguma coisa, tem que saber da etiologia, normalmente sçao neoplasias benignas, porém, existem muitas formas de fibromatose
    se você não se sente segura com as explicações de seu médico, procure outro especialista, pq nós pacientes temos o direito legal de sabermos tudo , evolução, estado atual et, sobre nossa saúde
    boa sorte

    ResponderExcluir
  41. olá,
    voc~e que quer processar sua neuro, deve pensar 10 vezes, pq num posto de saúde realmente não existem recusros suficientes quando todas as tentativas ambulatoriais se esgotaram.
    qt ao diagnóstico ela só poderá falar mais com exames de ponta .
    aqui no RJ, vc deveria procurar o hospital de traumatologia e ortopedia, que tem bastantes recursos de investigação
    a medicina infelizmente nem sempre pode ser feita sem maiores exames e investigações
    desejo muita sorte

    ResponderExcluir
  42. Weslei,
    não existe nada em neurologia que se possa afirmar com segurança, vc já perguntou tudo sobre seu estado atual a sua médica????????evolução, qual seu estado atual????????????????
    só ela pode te dizer pelos exames, por sua resposta ao tratamento que é lenta realmente, mas não é impossível ter remissão novamente
    não desanime pq o emocional piora tudo
    melhoras e sorte

    ResponderExcluir
  43. Olá , Luiz Fernando do Rio de Janeiro; descobri atraves de uma eletromiografia que possuo uma polineuropatia nas pernas. Venho sentindo dores fortes no local, não consigo parar em pé por muito tempo.Ademais, anteriormente já havia feito cirurgia em um dos joelhos e fincado um parafuso, por conta de "tombo". Por favor, preciso de informações sobre medicamentos para a dor e inflamação, pois infelizmente, a rede publica de antedimento na saude deste Estado esta CAÓTICA. Muitos morrem aguardando a avaliação Médica.

    ResponderExcluir
  44. olá Luiz Fernando, infelizmente vc não deve tomarmedicamentos sem indicações médicas, porém dê uma olhada neste post
    melhoras e abraços
    http://autoimunes.blogspot.com/2010/04/dicas-dor-neuropatica.html

    ResponderExcluir
  45. No meu exame de eletromiografia, deu o mesmo resulatdo que a Verônica Xavier, porém não estou toda dura , mas tenho dificuldade para escrever, equillibrar , falar e andar, Foi dito pela neuro que é Parkinson, tem melhora? qual o caminho?

    ResponderExcluir
  46. Oi fiz um exame MMSS e deu o seguinte resultado neuropatia sensitiva discreta/leve dos nervos Medianos,bilaterais,provavelment distal ao nivel do carpo.o que é isso,sinto muitas dores no punho esquerdo,me ajude.

    ResponderExcluir
  47. andreia tenho 34 anos há seis meses fiz operação bariatrica 3 meses comecei a sentir muito peso nas pernas fizemos exames tudo ok como tive ulcera pequena estomogo novo tive emagrecimento rapido hoje estou pesando40 kilos menos mas 2 meses para ca comecei a sentir fisgadas nos pes e queimação neuro disse que é neuropatia estou fazendo tratamento 45 dias ja vi melhoras mas eletroneuro esta normal mas ele não fala se curar ou tem que tratar pois o exame fala que tudo esta normal. por favor se puder me ajudar

    ResponderExcluir
  48. andreia,
    infelizmente só mesmo um neurologista pode te auxiliar, converse com ele, pergunte tudo pq mesmo ele sendo médico especialista as neuropatias são sinistras, kkkk
    desejo boa sorte

    ResponderExcluir
  49. BOA TARDE. ESTOU TRATANDO DE NEUROPATIA HÁ CERCA DE OITO MESES, COM PERDA DE SENSIBILIDADE NA PONTA DOS DEDOS DAS MÃOS E DOS PÉS, ALÉM DA PARTE SUPERIOR DA PLANTA DOS PÉS. NÃO HOUVE EVOLUÇÃO. NÃO TENHO DIABETES OU OUTRA DOENÇA QUE POSSA TER ORIGINADO. TENHO ACOMPANHAMENTO MÉDICO, MAS O QUE ME INTRIGA É A AUSÊNCIA DE DIAGNÓSTICO DE DOENÇA DE ORIGEM. EXISTE CURA? ALGUM TRATAMENTO PARALELO À MEDICAÇÃO QUE POSSA ME AUXILIAR, PARA REDUZIR AS DORES? OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  50. olá Luis Professor,
    uma coisa que tem me ajudado nas dores, é reiki, acupuntura+ auriculoterapia,
    desejo melhoras pra vc

    ResponderExcluir
  51. Ola Ane,
    Achei muito interessante esse debate aqui.
    Gostaria de saber como posso ajudar meu pai em relaçao a meralgia parestesica. Ele sente muita dor na perna esquerda, passa a maior parte do tempo deitado e quando levanta sente muita dor, fez varios exames e deram esse diagnostico. Esta tomando carbamazepina e morfina para dor.
    Mas, ele tambem tem neoplasia gastrica e esta fazendo radioterapia.

    Enfim, o que mais o encomoda e a dor na perna. Gostaria de saber se esta tomando o medicamento certo e qual outro recurso poderia ser usado.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  52. olá
    tudo que vc relatou pelos artigos, está correto.
    já pensou em um clínico da dor?????????
    melhoras e sorte sempre

    ResponderExcluir
  53. Olá,meu nome é Vera num exame de Eletroneuromiografia foi constatada neuropatia de fibras finas periféricas,sinto queimação na sola dos pés, e dormersa ate o joelho tipo (bota)
    Tenho hernia de disco na coluna cervical e na lombar tenho desvio e crepusculo discal estou para fazer uma ressonancia magnetica pois o medico quer ter certeza do que eu tenho.
    fui encaminhada para um neuro mais não tenho nem ideia de quando vou consultar, se puder me adiantar alguma coisa sobre esta doença desde ja agradeça obrigado.

    ResponderExcluir
  54. Há 4 meses, cai e tive uma lesão do tornozelo, sem rompimento de ligamentos ( diagnóstico com ressonância ) Desde então venho tratando, primeiro imobilizou 21 dias, depois hidroterapia, ultrasom, tens, fortalecimento. Agua quente, gelo. Tempos depois em outra ressonância descobriram-se três tendinites em tendões do mesmo pé. Esta tendinite pode passar para uma neuropatia. Não sou diabética. Tenho 64 anos. Já passei por vários médicos, cada um fala uma coisa. Tenho sentido muitas dores, principalmente à noite. Obrigado Selma

    ResponderExcluir
  55. Ane meu filho reside em Londres desde março foi descoberto que ele é portador da sindrome de churg-strauss esta com a mão direta 100% comprometida a esquerda tb 56% esta com pés tb sem sensibilidade esta tratando com quimioterapia pelo Amor de DEUS me responde tem recuperação as td vai voltar ao normal ...estou no Brasil ele vive la com a esposa só tem 33 anos .......obrigada estou aflita muito aflita.........meu email maria_ff12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. por favor qual o tratamento de polineuropatia sensitiva axonal

    ResponderExcluir
  57. qual o tratamento para polirradiculopatia lombar cronica de l3 e s1

    ResponderExcluir
  58. qual o tratamento para polirradiculopatia lombar cronica de L3 e s1 pois sofro mais de 10 anos tudo comesou com um pesso sugio hernia de disco l4 l5 perde o movimento da perna esqueda e atrofior mande aresposta por favor

    ResponderExcluir
  59. sostene, infelizmente so mesmo um médico especialista pode te responder, não sou médica, porém vc deve procurar um neurocirurgião.
    melhoras e boa sorte

    ResponderExcluir
  60. Sofro de dores nos pés, formigamrnto há dois anos, já consultei três traumatologistas, um especialista em pé um neurologista, ja fiz ultra-som eletroneromiografia, e da tudo normal.Qual especialista recomenda?

    Sandra Muniz

    ResponderExcluir
  61. oi Ane tudo bem? comigo esta pessimo a +- 2 anos atras comecei a sentir dores na coluna e logo em seguida desceram pra perna, hoje estou sem andar a 1ano e 6meses sinto uma dor insuportavel, fico sem defecar ate 45 dias, estou sofredo muito vc nem imagina me ajude por favor sou do RJ eu te suprico muito obrigada Dagmar

    ResponderExcluir
  62. Olá boa tarde,gostaria de saber se neuropatia sensintiva tem alguma coisa a ver com erne de disco na colona?...Atenciosamente Darlei Torres

    ResponderExcluir
  63. Ane Boa noite,Sofro muito com dores nos pés e pernas, formigamrnto e fraquesa naum consigo ficar hem pé há mais de 3 anos,estava fazendo tratamento hem Brasilia tive que parar o tratamento por situação financeira,um medico me disso que tenho neuropatia sensintiva vc sabe me dizer qual medicamento posso usar pra parar um pouco a dor nas pernas?

    ResponderExcluir
  64. Ane,
    Tenho polineuropatia sensorial-motora axonal idiopatica. Sofro dores generalizadas musculares e agulhadas, principalmente pescoço, pernas ,joelhos e tornozelos.Alteraçoes intestinais .Tenho muito sono e falta de energia.Durmo se puder mais de 12 horase estou sempre cansada e desanimada. O neurologista que consultei diz que tive azarde começar o processode envelhecimento aceleradamente.Posso ter associada ao problema neurologico fibromialgia? Obrigada

    ResponderExcluir
  65. Rosangela,
    olá, vc deve consultar um reumatologista, é possível sim ter outra patologia assiciada, não descuide
    beijinhos e melhoras

    ResponderExcluir
  66. Ane Boa noite,Sofro muito com dores nos pés e pernas, formigamrnto e fraquesa naum consigo ficar hem pé há mais de 3 anos,estava fazendo tratamento hem Brasilia tive que parar o tratamento por situação financeira,um medico me disso que tenho neuropatia sensintiva vc sabe me dizer qual medicamento posso tomar pra parar um pouco a dor nas pernas?

    ResponderExcluir
  67. Torres,
    infelizmente medicamentos são de ordem médica e vc deve deveria procurar um hospital universitário, eles estão dando muito apoio aos problemas como o seu
    melhoras

    ResponderExcluir
  68. olá vc que é RJ, e está sem andar, procure urgente o hospital clementino fraga Fundão, UFRJ, eles estão com programas incríceis para problemas neurologicos,

    qt a 45 dias sem defecar, vc deve procurar uma emegência em qualquer hospital, isso não pode acontecer, urgente
    melhoras

    ResponderExcluir
  69. Prezada Ane, boa tarde.
    Me chamo Rafael e durante um assalto sofri um tiro que de alguma forma atingiu meu nervo tibial.
    Desde então sofro com sensações estranhas na planta do pé, como hipersensibilidade e pequenos formigamentos.
    Gostaria de saber se existe tratamento para o meu caso e qual o prfissional que devo procurar, eis que não encontro qualquer profissional especializado nesse tipo de lesão.
    Muito Obrigado,
    Rafael.

    ResponderExcluir
  70. Olá...
    Estou com meu exame e a conclusão foi a seguinte:
    1. moneuropatia de nervo mediano em punho bilateralmente.
    2. tremores, distais, sincronicos, de grande amplitude, com frequencia entre 6 e 7hz detectado em mmss..
    Poderia me explicar sobre isso...Obrigado

    ResponderExcluir
  71. boa niote, fazem mais ou menos uns 9 anos que minha mae esta perdendo o equilibrio, nesses anos todos ela fez varoia exames e nada foi constatado, somente na seman passada, que descobriu que ela tem POLINEUROPATIA PERIFERICA DESMIELINIZANTE E AXONAL CRONICA,ela esta com dificuldade de se equilibrar, e dificuldade para andar, ela so consegue andar segurando em alguem, gostaria de saber como é o tratamento, e se consegue estabilizar a doença. Ela fez varios exames, mas nao descobrui a causa, aguardo sua resposta Danielle

    ResponderExcluir
  72. DANIELLE,

    O MAIS IMPORTANTE, É FAZER FISIOTERAPIA, TOMAR A MEDICAÇÃO E TENTAR DESCOBRIR A CAUSA, PQ SEM ELA NADA PODE SER DITO QUERIDA, MAS SE DEUS QUISER TUDO VOLTARÁ A SER COMO ANTES
    FORÇAS

    ResponderExcluir
  73. RAFAEL, VC TEM QUE PROCURAR UM FISIATRA, ELE VAI TE ORIENTAR NO TRATAMENTO E NÃO DESANIME, TUDO PODE MELHORAR
    BOA SORTE

    ResponderExcluir
  74. Bom dia Ane Coelho,gosteria de saber se neuropatia tem alguma coisa a ver com hérnia de disco?

    ResponderExcluir
  75. Boa noite,a 5 meses e 27 dias sofri um acidente de ônibus, ele prendeu o meu pé na porta.O meu ulrimo exame um eletroneuromiografia diagnosticou o seguinte:Membro inferior direito com evidência de neuropatia sensitiva-motora grave de caráter axonal, assimétrico,comprometendo o fibular profundo direito.O que isto quer dizer?Sinto muitas dores e não tenho o movimento dos dedos. O medico sugeriu cirurgia.
    Rosilene RJ.

    ResponderExcluir
  76. ane meu esposo teve um avc e ficou 1 mes e 6 dias enternado numa uti quando saiu se queixava de queimores nos pes e nao conseguia dormir a noite o medico passou o exame eletroneuromiografia e a conclusao foi polineuropatia periferica axonal sensitiva gostaria de saber se essa doença tem cura ou nao

    ResponderExcluir
  77. jaqueline,
    na medicina nada é definitivo, porém, as neuropatias, tendem a se manter, porém há medicamentos que com certeza ele irá melhorar
    procure um bom neuro e boa sorte sempre

    ResponderExcluir
  78. Rosilene,
    vc deve fazer a cirurgia, pq senão seus sintomas ficarão do jeito que estão para sempre
    pense melhor e siga a orientação de seu médico
    boa sorte

    ResponderExcluir
  79. Olá.
    Meu pai sofre da doença neuropatia.
    Ele sente muita dor nos pés e nas pernas.
    Ja consultou com vários médicos daqui de Criciuma SC, onde nós moramos.
    Porém nenhum resolveu seu problema. Gostaria de saber se você sabe de algum médico especialista nessa área?
    Ou poderia dizer oque podemos fazer para amenizar sua dor.
    Muito obrigada

    Se puder, responda ao meu email.
    alininha_souzam@hotmail.com

    Aline Milanez. Ciciuma SC

    ResponderExcluir
  80. Ane,

    Sofro há 2 anos com dor forte e queimação nas pernas e no pênis. Fiz a eletroneuromiografia e uma ressonância que deu radiculopatia em L5 e pequenas alterações na coluna lombo-sacra que o neurologista considerou leve. Ele conclui que a dor no genital não era por essas alterações, então fui ao urologista que não constatou nada de anormal. Estou confuso! que doença neurológica poderia dar dor e queimação crônica no pênis?

    Pedro - Goiás

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ANONIMO, bom a ane deveria responder todas as perguntas!! vc fez uma pergunta e katia tbm e ela pulou p responder só da dama, bom mas tbm sinto essa queimação gostaria de saber hj como vc se sente , s e conseguiu descobrir do que se tratava?? me add no e-mail e msn gilsonmoral2008@hotmail.com

      Excluir
    2. OLÁ,
      INFELIZMENTE, TB TENHO PROBLEMAS DE SAÚDE E ULTIMAMENTE ESTOU EM CRISE, COSTUMO RESPONDER SIM PELO MENOS A MAIORIA, MAS RECEBO CENTENAS DE MSG PARA RESPONDER , ATÉ PQ SÃO CENTENAS DE DOENÇAS E NÃO SOU MÉDICA O QUE DEIXO MUITO CLARO, APENAS TENTO ENTENDER O MÁXIMO DENTRO DE MINHAS LIMITAÇÕES E PASSAR A MINHA EXPERIÊNCIA.
      EU JÁ OUVI FALAR EM REUMATISMO PÉLVICO, TENTE UM REUMATOLOGISTA
      OBRIGADA E MELHORAS

      Excluir
  81. Olá !!! me chamo kátia moro em Porto Alegre e gostaria de sua ajuda, a @ anos comecei sentir dores nas pernas, mãos e pés muito frios procurei muitos médicos e fui diagnosticada com doença de charcot-Marie-tooth, já tomei tudo que possasa imaginar inclusive imunoglobilina, hj tomo 900mg gabapemtina 70mg amitriptilima 100mg de topiramato e 2mg de rivotril e omeprazol se não o estomago não aguenta. E o pior é que estou em depressão, 14k + gorda brava, com dores e sem saber o que fazer.... me diga o que eu faço dessa minha vida . tenho 46 anos e não tenho mais força de viver. obrigada e desculpa . kátia

    ResponderExcluir
  82. ola boa noite sofro da doença NEUROPATIA ULNAR ASCONAL, to muito nervosa porque ja procurei varios saites e não encontro nada sobre esta doença,sinto muita dores no braço,principalmente,nos cotovelos,me ajudem por favor estou muito nervosa, como me trato no sus a medica só vai ler ese exame no mes 3/ de janeiro até la ja mori de nervoso por não saber do que se trat alguem poderia me dar uma orientação e como devo agir para amenizar a dores? sou paciente pisicosomatica e gostaria de ajuda grato a quem puder me dar uma ajuda.

    ResponderExcluir
  83. Dama,
    acabei de postar sobre neuropatia ulnar, dê uma lida.
    faça compressas de água quente, repouso no braço, e boa sorte
    Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir
  84. Bom dia! Meu pai tem 72 anos e tem neuropatia nos pes e maos já passou por 7 medicos e ate agora nenhum conseguiu amenizar a dor, choques e formigamentos. Gostaria de saber se tem algum tratamento alternativo ou um especialista em neuropatia em São Paulo.
    É muito triste ver uma pessoa que era super ativa, adorava andar, trabalhar e agora não consegue nem caminhar direito
    Por favor me dê alguma dica, pois estamos desesperados.
    Obrigada

    Rita Trevisan

    ResponderExcluir
  85. Minha mãe tomou por seis meses o antibiótico zivox e após esse longo periodo teve como sequela, neuropatia nos pés. Já se passaram quatro anos e gostaríamos de saber se já existe alguma possibilidade de cura ou de amenizar suas dores. Um abraço, Marco

    ResponderExcluir
  86. Rita,
    desculpe a demora, tenho estado com muitos afazeres, mas procure um clínico da dor, que normalmente são eles que ajudam realmente.
    procure no hospital nove deulho
    http://www.pordentrodo9dejulho.com.br/?gclid=CIbt_9mwraYCFcXD7Qod6VP0YQ
    melhoras

    ResponderExcluir
  87. oi ane eu tenho hanseniase e nao sinto mais a sensibilidade nos meus pés mais mesmo assim eu tenho muita dor e nao consigo andar direito tava vendo na internet e vi que podia ser neuropatia sensitiva e gostaria de saber qual medico eu devo procurar para começar o tratamento para isso pois eu ja estou fazendo tratamento para hanseniase e o medico dermatologista me falou que a queimaçao e a dor nos nervos ia parar em 3 meses mais ja se passaram 6 e nada ainda ta a mesma coisa muito obrigado pela atençao

    ResponderExcluir
  88. olá vc que está com hanseníase, por favor procure um neurologista urgente
    melhoras e boa sorte

    ResponderExcluir
  89. Bom dia! Minha mãe sofreu uma cirurgia de urgencia em 13/12/10. foi uma laparostomia exploratoria, onde teve a retirada do baço, a cauda do pancreas,parte do intestino grosso no mesmo local, raspagem de toda o tecido do abdomem, e retirada do peritinio. Trata~se de um a rescidiva de um cancer de ovario. O fato é que apos a cirurgia ela tem tido crises agudas de dor no local da cirurgia(+ ou- onde foi retirado o pancreas) que se irradia para o ombro. Foi feito um ultrassom , mas não foi diagnosticado nada. O médico falou em dor neuropata, mas não receitou nada e ficou assim.
    O que devo fazer e que medico procurar? Ela esta fazendo quimioterapia agora, e a dor sempre volta..... Aguardo sua resposta e agradeço, Denise

    ResponderExcluir
  90. Denise
    procure um clínico da dor, normalmente são eles que nos dão alívio de dores muito fortes.
    desejo melhoras
    um grande abraço e forças amiga

    ResponderExcluir
  91. Dra. Ane, boa noite.

    Acabamos de receber a notícia de que minha irma tem Polineurite CIDP. Baixamos muitas informacoes da internet e contactamos um bom neurologista. Minha questao é a seguinte, ela tem 21 anos e a Polineurite dela evoluiu nos ultimos 2 meses, tendo perdido a sensibilidade dos pes e maos. Li muitos casos no seu blog de pacientes meses a fio com tratamentos parados, lentos. Para onde podemos manda-la no mundo para tratamento? Sou professora e estou disposta a vender meu carro popular e contrair dividas para sessar a evolucao da doença. Recomendas esta atitude de imediato? Qual é o centro de referencia em diagnostico no BR? E no mundo?

    Parabens pelo trabalho, luz e paz.
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  92. Boa tarde.
    Gostava de saber se poço fazer uma cirurgia plástica de reconstrução do peito visto que tenho polineuropatia-sensitivo-motora-axional desde que nasci e falaram-me que poderia ser complicado por causa da anestesia que se tem que levar, mas acho estranho porque quanto tive a minha filha deram-me a epidoral.

    Gostava que me respondessem pro meu mail:dark_she_demon@hotmail.com

    ResponderExcluir
  93. Bom dia
    Sou um adulto jovem, e já fui obeso mórbido.
    Comecei sentindo dores nos joelhos, há cerca de 7 ou 8 anos. Fui a vários ortopedistas, que me receitaram analgésicos leves e fisio. De 5 anos para cá fui diagnosticado com hernia de disco e outros comprometimentos na coluna, desta vez me foram receitados analgésicos mais potentes (opióides). Ano passado passei por um exame que constatou neuropatia periférica: as doses de analgésico tiveram que ser aumentadas, e, em adição, um fármaco que age no sistema Gaba. Em vão: minha coluna dói da hora em que acordo, as pernas vão ficando dormentes durante o dia - o pior horário é a noite - e sinto queimações por quase toda a extensão do meu corpo, e dores que "se desligam e se ligam" aleatóriamente. Que Deus me perdoe, mas já considerei algumas vezes a possibilidade de acabar de vez com este martírio. Preciso de alguma orientação, urgente.
    Grato desde já.

    ResponderExcluir
  94. olá, desculpem a falta de respostas,porém passei por uma cirurgia e estava em off.
    vamos lá a todos desejo que tenham melhorado e encontrado uma forma de amenizar suas dores e uma melhor qualdiade de vida.
    qt aos que ainda estão na busca, hoje existem medicamentos que só um clinico da dor ou um neurologista podem receitar, inclusive adesivos com analgesia forte, tentem além do seu médico, ir a um clinico da dor, vcs não imaginam a melhora
    desejo muita calma, nossa vida sempre vale a pena e todo desespero apenas piora nossas dores que na realidade agravam-se com nosso emocional que com certeza acaba em falência, cuidem da cabecinha tb é muito difícil viver com dores e sorrir, mas é possível acreditem. mas temos que ter uma equipe multidisciplinar.
    beijos e luz

    ResponderExcluir
  95. Olá Ane,minha mae sofre de falta de equilibrio há muito tempo,desde que me lembro ela nunca conseguiu usar sapato de salta,até então tudo bem,mas de uns 5 anos pra cá ela perde o equilibrio ao andar,de de 1 ano pra cá ela anda com a mao na parede ou segurando nos braços de alguem,ela não consegue andar em linha reta,fez um monte de exame de sangue e tudo normal,não tem diabetes,fez resonancia com contraste e não deu nada.Fez um exame que coloca agulhas nos braços e pernas e pede pra pessoa mexer com os membros.A neuro dela disse que ela tem neeuropatia mas ainda não sabe a causa,ela esta pesquisando com outros medicos.O que vc me indicaria.Tem alguma clinica especilaizada neste assunto no Brasil? Um abraço e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  96. http://www.beneficenciaportuguesa.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=74:neurocirurgia-do-hospital-beneficencia-portuguesa-e-tradicional-no-rio-grande-do-sul-&catid=37:noticias&Itemid=109#1
    centro de referência em neurologia

    ResponderExcluir
  97. Oi Ane,
    Meu nome é Aline e estou procurando ajuda para meu pai. Ele tem 63 anos e há cerca de 1 ano queixa-se de dormência nos pés, sensação de usar uma bota, entorpecimento e agora dor nos joelhos. Já fez ENM, resultado normal, pesquisa de DM, normal, RNM de cerebelo, tornozelo e coluna lombar, normais. Pesquisando na net descobri a neuropatia periférica idiopática, mas os neurologistas dizem que ele não tem nada como é comprovado nos exames. Acredito que estas sintomatologias são muito similares as queixas dele. Preciso de um norte, pois ele está acreditando que o que ele sente pode ser "loucura"! Aguardo, obrigada, bjs, aline

    ResponderExcluir
  98. OI ANE, MEU NOME É SANDRA E SINTO TODOS OS SINTOMAS DA POLINEUROPATIA, AINDA NÃO ENCONTREI O MÉDICO CERTO PARA ME MEDICAR, MAS QUERO DAR UM TESTEMUNHO, QUE ESPERO PODER AJUDAR AS PESSOAS QUE SOFREM COMO EU, POIS AS DORES SÃO CONTÍNUAS. DESCOBRÍ UM CREME DE SETE ERVAS CHAMADO CREME SANNAS, QDO PASSO Á NOITE DURMO BEM E NO OUTRO DIA CONSIGO TRABALHAR.MORO EM GOIANIA E PEÇO ESTE CREME PELA RÁDIO DIFUSORA REDE CATÓLICA FONE:62 32670000.OUTRO PROCEDIMENTO QUE ME SALVA É A HIDROTERAPIA ,PARA SEMPRE...UM BJ

    ResponderExcluir
  99. oi ane , parabéns pois sei que ajuda muitas pessoas através das orientações e dicas. DEUS TE ILUMINE SEMPRE, VC É UM ANJO NESTE MUNDO.
    OBRIGADA, BJS
    SANDRA- GOIANIA

    ResponderExcluir
  100. a doença psoriase pode perder o movimento das pernas?

    ResponderExcluir
  101. a polineuropatia desmielinizante pode deixar a pessoa paralitica?tem cura?a pessoa pode voltar a andar?obrigado.

    ResponderExcluir
  102. Olá Ane...
    Meu pai teve uma herpes no penis,ficou curado das inflamaçoes,mas ate hoje tem muitas dores e ardências no local,isso ja tem mais de 2 anos e e a ardência nao melhora,ja tomou varios tipos de antibioticos e usou varias pomadas,ja levei em varios urologistas e dermatologistas que por sinal encaminhou para um neurocirurgiao,pq ele falou que o neuro tem que retirar um nervo que esta provocando essa ardência,vc acha que tem algo a ver?
    obrigado!
    Rosi

    ResponderExcluir
  103. Oi sou eu novamente,esqueci de comentar,eu frenquento um centro de umbanda e la me falaram que eu teria que desenvolver porque so assim meu pai seria curado...que isso tudo que esta acontecendo com ele é espiritual...to perdida e nao sei o que fazer....Rosi

    ResponderExcluir
  104. Olá,
    Sou portador da Síndrome de Behçet e tenho Neuropatia sensitiva motora nos quatro membros e uma série de comprometimento nas articulações, as dores são intensa. Faço o uso de antidepressivos para ajudar amenizar a dor. Mas mesmo assim tenho crises que me levam ao hospital para tomar medicação injetável.

    ResponderExcluir
  105. segundo um medico reumatologista disse que minha irmã tem fibromialgia por ela sentir fortes dores no corpo todo e quaze não consegue andar ela anda arrastando as pernas e segundo ele desconfia também que ela tem neoropatia por ter muitos inchaços nas pernas,mãos fico muito preocupada e gostaria de saber o que devo fazer para ajudar ela ela so tem 30 anos e tres filhos pequenos sera que essa doença tem cura ?

    ResponderExcluir
  106. OLÁ A TODOS , ANDEI SUMIDA,PASSEI POR UMA CIRURGIA, MAS ESTOU DE VOLTA.
    OI VOCÊ QUE É IRMÃ DE UMA FIBROMIÁLGICA, LEIA WWW.FIBROMIALGIA.COM.BR E VC VAI ENETENDER MELHOR.
    A POLINEUROPATIA PODE VIR SIM, PORÉM, NADA TEM CURA E SIM CONTROLE,
    E O ESTADO EMOCINAL TEM QUE AJUDAR , MESMO SENDO UMA DOENÇA REAL.
    FIQUE TRANQUILA QUE SUA IRMÃ PODE VIR A TER MELHORAS SURPREENDENTES, MAS NÃO DESCUIDE DO TRATAMENTO.
    UM GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  107. Valéria Azevedo - Recife -Tenho polineuropatia sensitiva motora a 2 anos. Queimação, dores, dormencia, caimbras, dos membros superiores e inferiores. Me trato com uma neurologista, tomo 5 gabapentina, 2 lyrica e rivotril. Vou ter que tomar estes remedios para sempre? Posso ficar com atrofia em alguns membros? Me desiquilibro, as vezes não consigo andar direito com as pernas pesadas e doendo. Os braços e mãos, vivem com queimação e dificuldade de movimento. Me dê alguma explicação sobre esta doença

    ResponderExcluir
  108. acabei de publicar sobre neuropatias ok, melhoras

    ResponderExcluir
  109. ola o que significa lesão sensitiva desmielizante do nervo mediano na topografia do punho direito?

    ResponderExcluir
  110. Síndrome do túnel do carpo
    A síndrome do túnel do carpo é de longe a neuropatia compressiva mais freqüente na prática clínica. A eletroneurografia é o método diagnóstico de escolha para confirmação desta patologia. Embora o quadro clínico não se correlacione diretamente com a severidade das alterações neurofisiológicas, estas proporcionam um dado mais objetivo no acompanhamento do processo ou mesmo na indicação para descompressão cirúrgica. As alterações podem ser graduadas da seguinte forma:
    - Discreta: detectável somente através de testes de alta sensibilidade, tais como os testes comparativos;
    - Leve: redução da velocidade de condução sensitiva do nervo mediano;
    - Moderada: aumento da latência distal motora do nervo mediano;
    - Acentuada: potenciais sensitivos indetermináveis e/ou degeneração axonal motora significativa;
    - Extrema: potenciais sensitivos e motores indetermináveis.

    Embora a possibilidade de uma síndrome do túnel do carpo com exame normal exista, isto deve ser considerado com muita cautela, especialmente frente à opção da descompressão cirúrgica. Por outro lado, alguns pacientes submetidos à avaliação neurofisiológica dos membros superiores por outros motivos podem apresentar lesão assintomática dos nervos medianos.

    ResponderExcluir
  111. Alvaro Vieira da Cunha25 de julho de 2011 19:51

    Minha cara Ane. Tenho 84 anos e sempre tive muita disposição para tudo. Há uns 9 anos, para controlar o colesterol, tomei por alguns dias o remédio Zocor (Sinvastatina)e comecei a sentir formigamento e fraqueza nas pernas. Suspendi o remédio mas os sintomas não acabaram e vêm-se agravando até hoje. Em março de 2010 fiz uma eletroneuromiografia e ficou constatado que eu tinha Polineuropatia Sensitivo Motora em MMII (membros inferiores). Até agora, apesar de ter consultado médicos de diversas especialidades, ainda não consegui nenhuma melhora; parece que os médicos desconversam quando se apresenta o problema. De uns 2 meses para cá, estou com um personal trainer para fazer alguns exercícios e me parece que há uma leve melhora da energia vital, mas muito leve mesmo. O que você acha que eu deva fazer ? Sinto formigamento, dores não localizadas nas pernas, falta de equilíbrio, movimento involuntário dos pés, e extrema fraqueza, cansaço. Como também tenho DPOC (doença pulmonar oclusiva crônica) pode ser que parte desses sintomas tenham essa outra origem.
    Aguardo sua abalizada opinião. Abraços Alvaro Vieira da Cunha

    ResponderExcluir
  112. tem 29 anos e fazem mais de 5 meses q sinto dores na parte de tras das pernas, elas ficam sem forças e doi muito.
    passei um neurologista, um reumatologista,fiz um eletroneuromiografia das pernas no exame deu como eu tivese tomado pancada na perna, mais os medico disse que isso nao seria a causa das dores.
    o reumatologista disse que pode ser mononeupatia mais nao disse qual, estou tomando etna esse remedio faz algum efeito? e qual exame detecta a monoreupatia gostaria de saber de qual eu sofro para trata lgo por q doí demais. OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  113. Gostaria de informações qual o medico devo Procura; em 2006 eu sofri o acidente no meu trabalho fiquei agarrado em um quadro elétrico. Deste dia ate hoje sinto um enorme dor somente no lado esquerdo do meu peito a da minha costa, alem de percebe um volume maior deste lado do que do lado Direito, já procurei varios médicos que me passaram varios exames, mas nenhum ate hoje resolveu esta dor, esta ficando difícil suportar tanta dor tanto tempo. Por favor, se alguém puder ajudar envie para o Email: Lira.moises@ig.com.br
    Obrigado...........

    ResponderExcluir
  114. OLA; Ane, meu nome e rosely tenho 30 anos, a 4 anos sofro de uma polineoropatia cronica sensitivo motora em MMII dos quatros menbros, dores muitos ajuda, tomo carbamazepina, finatil, nada de melhoras, sofro muito com isso,gostaria de saber de voce se isso tem cura,, meu medico neuro me disse e essas dores vou ter que coviver com isso que isso e uma secuela. tem cura ane por favor me ajude,, me responde

    ResponderExcluir
  115. Olá!
    Meu nome é Claudenir Gubertt
    Tive hernia de disco L5S1 operei em 2001, voltou novamente no mesmo lugar e operei em 2008, fixado com protese de titanio, artrodese. As dores não cessaram e exames relataram fibrose epidural, tenho muitas dores lombares e membro inferior direito. Fiz em 09/2009 uma neurolise para retirada da fibrose, retornou tudo, Faço tratamento com opioides. Consultei varios medicos(neuros) e me disseram que não tem muito mais a ser feito, só medicamentos e mesmo assim convivo com dores terriveis. Tem alguma solução a vista.

    ResponderExcluir
  116. Boa tarde Dr.(a) Também sofro há + ou - 12 anos com terríveis queimações nos pés que me impossibilitam para o trabalho pois os pés ficam muito quentes no sapato ocasionando bromidrose intensa. já fui a diversos médicos de diversas especialidades e o que acho mais apropriado é que seja uma neuropatia de fibras finas que só uma intervenção cirúrgica virá a resolver. fui a uma homeopata que disse que já tinha um paciente com o mesmo sintoma e receitou "sanguinária" que atua numa das causas da disfunção que ocasiona a queimação: "infecção por bactérias". Agora é pesquisar intensamente onde achar um Neurologista cirurgião que atue nas fibras finas aqui em Recife ou adjacências. Aguardo respostas ou dicas no meu e-mail por favor: rogerio_10aas@yahoo.com

    ResponderExcluir
  117. Olá Alvaro,
    realmente algumas doenças trazem polineuropatia,
    com certeza,vc está fazendo o melhor, exercícios.
    o seu neurologista deveria te recomendar hidroginástica e medicamentos que hoje são usados como gabapentina, pregabilina entre outros que são próprios para neuropatias.não se automedique nunca.
    melhoras
    consulte um neurologista

    ResponderExcluir
  118. diego,
    as investigações para se chegar a causa da neuropatia, muitas vezes demoram anos, tenha paciência e não deixe de procurar não só o neuro mas tb um fisiatra
    melhoras

    ResponderExcluir
  119. lira.moisés,
    vc tem que ir a um fisiatra, com certeza ele vai te ajudar
    melhoras

    ResponderExcluir
  120. Roseli,
    infelizmente não há cura, o que pode acontecer é você saber lidar com suas limitações, assim como eu aprendi, tente se acalmar, faça uso de acupuntura, aurículo e boa sorte

    ResponderExcluir
  121. Claudenir,
    nã existe ainda nada que se possa fazer no seu caso.
    tente terapias complementares, relaxamento, e se necessário, uma terpaia, pq temos que aprender a viver com dores e limitações e não estamos preparados
    se cuide sempre.
    melhoras e nunca desanime

    ResponderExcluir
  122. Rogério,
    nada sei sobre homeopatia
    tente procurar outras opiniões antes de uma cirurgia, nem todas são bem sucedidas.
    não é para desanimar, e sim, não ir correndo ao primeiro, ok?
    dicas?????????????????????
    se souber te envio
    melhoras e grande abraço

    ResponderExcluir
  123. Dr.(a) Ane Boa Noite. me Chamo Rogério. Lhe enviei um comentário recente, este último em meu nome...
    Gostaria de saber se a Sr.a tem conhecimento neurológico sobre fibras finas que causam queimação nos pés, se sabe de alguma medicação que sane esse problema sem precisar de cirurgia, se conhece algum profissional que atue mais precisamente nessa área de Neuropatia periférica sensitiva por fibras finas para que eu possa estabelecer contato,etc. Tenho urgência em melhoras pois tenho mulher, filha, pago aluguel, preciso colocar sapato para trabalhar e com essa queimação não consigo.
    O atendimento pelo SUS é muito demorado e na maioria das vezes os profissionais não são capacitados, pois essa doença, assim como tantas outras, exige um feeling e maior conhecimento dos profissionais que muitas vezes além de atender mal, com muito tempo de intervalo da marcação à consulta, enfim...
    Desde já, muito obrigado!
    Rogério Ademir
    rogerio_10aas@yahoo.com.br
    rogerio_10aas@yahoo.com

    ResponderExcluir
  124. Boa noite. Estou pesquisando casos e tratamentos de neuropatia dos membros inferiores causado por manuseio e ingestão de B.H.C( herbicida de lavouras) . O paciente tem 60 anos e trabalhou em lavouras de café na década de 60/70.Suas dores tem sido muito intensas e os remédios ministrados não estão fazendo mais efeitos(Codaten, Tramadol e Gabapentina).Espero que possam me ajudar. Meu nome é Márcio e meu e-mail é marciorh@oi.com.br ou mlsoramos@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  125. Tenho 68 anos e em 2005 sofri um forte abalo emocional com um problema de depressão de minha filha, que vem se tratando e ficou boa,mas eu comecei a sentir como se estivesse pisando num chão com areia de praia. Nunca liguei pois sofro de falta de retorno sanguíneo venoso nas pernas e achei que era uma sequela. Mais tarde, após uma forte cãimbra, numa piscina em dez/2009,resolvi fazer exames em jan/2010 e o exame de eletroneuromiografia apontou Neuropatia sensitiva e motora de caráater axonal. Trato com neurologista, endocrinologista e homeopata. Fiz inúmeros exames não sou diabético e nem tenho nenhuma doença de contágio infeccioso. Dizem ser idiossincrasia. Recentemente, em outro exame descobri que tinha uma deficiência grave de vit.D, corrigindo com Adera D3 e tomo Citoneurim 5000 uma vez por mês. Agora, após 7 anos de sistomas iguais (sensação de areia na sola dos pés, sem cãimbras) estou tendo perda de equilíbrio provindo das pernas. Não tenho dor. Passei a tomar endofilin 2 mg por dia. Faço ginástica em academia de halterofilismo e ando l.500 mts por dia. Não sei mais o que fazer, porém sinto uma progressão da doença. Estou mantendo a mente calma e tranquila para não entregar os pontos. Moro no Rio-RJ.

    ResponderExcluir
  126. marlene miranda costa21 de novembro de 2011 16:29

    ila,dra Ane boa tarde acabo de pegar meu resultado de eletroneuromiografia e no final ta escrito assim,estudo dos femorocutaneos laterais mostra alteraçoes importantes na via sensorial a direita,compativel com a sindrome clinica de meralgia parestesica.sinto muitas dores, dormencia, e as vezes parece que estou encostando em alguma rede eletrica,do qual tomo choques o que vem a ser isso.Ano passdo fiz enxerto osseo na perna direita,nesse ano coloquei protese na esquerda,depois disso tudo, comecei a sentir dores na perna e dormencia,do qual esta comprometendo meu locomover.meu nome e Marlene miranda costa

    ResponderExcluir
  127. marlene miranda costa21 de novembro de 2011 16:42

    acabo de postar um comentario ou me melhor um pedido de socorro,so que esquece de escrever que o enxerto foi de cabeça de femur,e protese tambem,se puder me esclarecer minhas duvidas ficarei eternamente grata.tenha uma boa tarde e fique com deus,obrigado!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  128. olha doctor passei por duas cirugias na coluna lombar e cervical de uns 8 memses para cá venho apresentando choque na coluna, perda de sensisibilidade nas mãos e pernas, e muito choque.. em todo o corpo.. bem meu neurologista da escola paulista de emdicina , receitou carbamazepina e depois garbapetnina 300 1 cp pela manha outro a noite, e fora isso faço uso tramal antiflamatorios esteroides, e n~ao esteroides.. mais agora esta piorando não posso ficar em poé em um local tenho que ficar mi movimentando.. porque e insuportavel.. tanto a dor como choue.. emmso medicada. mi dar mais uma luz meus medico e otimo.. mi ajuda em tudo para mi deixar mais confortavel ha tenho artrose e fibrmaialgia.. agora apareceu um nodulo na minha cervical ... o que vç pode mi aconselhar,,.. desde ja um abraço;;.. carmelita bispo.

    ResponderExcluir
  129. oi me chamo viviane tenho 28 anos..Recentemente fiz exame de ELETRONEUROMIOGRAFIA das maos. sinto formigamento nas pontas dos dedos,choques, amortecimento e dores nas juntas dos dedos das duas maos,tbm sinto dores agudas no ponho a palma das maos...qndo peguei o resultado do exame na coclusao diz o seguinte: EXAME DE ENMG DE MMSS DEMONSTRANDO NEUROPATIA DISTAL DO NERVO MEDIANO, NO SEGUIMENTO DO PUNHO, DE GRAU MODERADO BILATERALMENTE.
    gostaria de saber oq siguinifica isso...desde agradeço. Viviane Alvao

    ResponderExcluir
  130. olá dra.tenho feito uma eletroneuromiografia e o laudo diz assim !presença de neuropatia do tipo desmielinizante sensitiva do nervo ulnar no membro superior direito.tbm tenho muito tremor na mao direita e gostaria de saber o q é isso simplesmente apareceu depois de muito trabalho pesado . tenho tendinite, burstite e tenossivite, quero saber se isso faz parte da minha doença ocupacional ou é alguma doença neurologica! bjss! aguardo resposta
    alessandra ! manaus am.

    ResponderExcluir
  131. alessandra,
    tudo indica que seja da doença ocupacional,
    desejo melhoras e feliz 2012

    ResponderExcluir
  132. Boa tarde !!! Tenho um casaço em minhas pernas, elas estão sempre tremendo e agora tambem ja esta tremendo nos femures ou seja (menbros inferiores), não sinto dor mas sim um cansaco. O que é isso??? não consigo praticar esporte, porque exercicio que faço elas começam a tremer e parece que ficam atrofiadas. Há mesmo sem fazer exercicios os menbros inferiores não param de tremer. Um abraço.

    ResponderExcluir
  133. OLÁ GIOVANA
    VOCÊ TEM QUE PROCURAR UM NEUROLOGISTA, PARA FAZER EXAMES.
    ESSE SINTOMA ISOLADO, NÃO QUER DIZER MUITA COISA, PORTANTO SE CUIDE

    ResponderExcluir
  134. sofro neuropatia periferico ha mais de 5 anos.fortes dores nas pernas e agora esta começando nos braços estou sem tratamento

    ResponderExcluir
  135. Desde pequeno sofro de dores fortíssimas. Meu neuro há uns 2 anos atrás me falou na possibilidade de tratar desse mal. Desde então passei por ortopedistas, neurologistas e agora reumatologista. Todos falam que meu caso é parecidissimo com fibromialgia, outros, neuropatia. Tomei Pregabalina indicada por esses profissionais que me acompanham há um bom tempo. Esse remédio me deixava dormindo e os efeitos nãao compensaram. Para amenizar a dor no início do tratamento eu tomava Xefo 8 mg e Miosan Caf. Hoje, posso tomar caixas deles. As dores apenas aumentaram e eu só trabalho por não ter opção. Não choro por que esse método não resolveria meu problema de dor. Meu ortopedista (que me receitava remédios)infelismente me disse ontem que vai me passar para frente pois tudo que ele podia fazer por mim, já o fez. Como não tenho problema de coluna ou nada, minha saúde é perfeita, continuo sofrendo de dores, uns achando que é fibromialgia, outros neuropatia, sem um diagnóstico preciso e eu morrendo de dores.
    Cada dia está mais complicado trabalhar e viver uma vida normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá chamo-me Natália e sou de Portugal. Ao ler o seu comentário identifiquei-me com a sua situação. Tenho identificadas a fibromialgia e (tomo pregabalina 75+75)e CMT (uma doença neurológica degenerativa).
      Quanto à pregabalina, comecei a tomar em Outubro e tive de me ausentar do trabalho durante 15 dias pois não me segurava em pé com o cansaço e o sono e a dor permanente não acabava. No entanto não desisti. Tinha consulta em Março e decidi continuar até essa altura mas também não via resultados. Em Janeiro comecei a tomar Lecitina com vitamina E. é um suplemento alimentar. o que é certo é que a pregabalina começou a fazer efeito. hoje grande parte das dores que sentia estão diminuídas. Não tenho tanta necessidade de descansar. Percebi que o meu organismo não assimilava a pregabalina. a Lecitina E ajudou a que isso acontecesse.

      Excluir
  136. meu nome e leticia meu pai se chama genivaldo goes ele tem uma doença chamada polineuopatia cronica esa doença ela vem do nervo ,ele tem muita dor nas pernas nao se movimenta sozinho so com ajuda quando passa algum tipo de nervozo ele trava ,os medicos falan que nao tem cura e passao remedios carissimos e tanbem fisioterapia , mas nada adianta so piora muito mais os remedios da faquesa entre outros problemas nao sabemos mais oq faser ja teentamos de tudo mas nao aadianta oque axa disso por favor me ajude

    ResponderExcluir
  137. leticia,
    infelizmente, só mesmo um outro médico para reavaliar a polineuropatia de seu pai.

    nada é definitivo na vida, portanto, não desanime.
    tente um fisiatra, e muita calma também, pq ele fica angustiado e vendo você também sem saber o que fazer com certeza piora o etado da dor.
    se puder, faça calor com água quente, costuma aliviar bastante
    melhoras e boa sorte

    ResponderExcluir
  138. obrigada NataliA POR SUA DICA
    MELHORAS SEMPRE

    ResponderExcluir
  139. CARMELITA,
    VC DEVE ACOMPANHAR O QUE SEU MÉDICO RECOMENDOU, EU NÃ SOU MÉDICA, APENAS PORTDORA DE NEUROPATIAS E OUTRAS COISAS MAIS, OBRIGADA

    ResponderExcluir
  140. BOA TARDE.
    LI ATENTAMENTE A TODOS OS PEDIDOS DE SOCORRO, E EU TABÉM ESTOU NESSA. BEM ME CHAMO IZABEL TENHO 45 ANOS E QUANDO TINHA 27 ANOS FIZ CIRURGIA DE INTESTINOS POIS TINHA CANCER NO RETO E TIREI 25CENTIMETRO DE INTESTINO GROSSO INCLUSIVE E NÃO TENHO A BOLSINHA ONDE SE ACUMULA AS FEZES OU O RETO- TAMBÉM FIZ 30 QUIMIOTERAPIA E 30 RADIOTERAPIA, BEM FUI MUITO BEM AO MEU TRATAMENTO E TIVE QUE MUDAR TODA A MANEIRA DE VIVER, INCLUSIVE FICANDO AMIGA DE MEU PROBLEMA DURANTE ESTE TEMPO TUDO BEM ESTOU VIVA, POREM AO SE PASSAR MAIS OU MENOS 15 ANOS FIZ OUTRA CIRURGIA SÓ QUE ESTA FOI DE ADERENCIA OS MÉDICOS RESOLVERAM FAZER ESTA CIRURGIA POIS SEGUIDAMENTE EU BAIXAVA O HOSPITAL COM FORTES DORES NO FÍGADO E VOMITAVA BASTANTE ISSO CHEGAVA A BAIXAR DUAS VEZES POR MÊS FAZIA EXAME ECOGRAFICOS E NÃO TINHA NADA ESTAVA TUDO PERFEITO MAS AS DORES ERAM HORRIVEIS POR ESTE MOTIVO FIZ A CIRURGIA DE ADERENCIA POREM APÓS A CIRURGIA COM ANESTESIA GERAL O MÉDICO ME DISSE QUE EU TINHA MUITA ADERENCIA QUE ELES NÃO CONSEGUIRAM TIRAR TUDO POIS ESTAVAM GRUDADAS EM MINHAS COSTAS. ADIANTOU EM PARTE PARA MIM POIS AS DORES NÃO ERAM TÃO SEGUIDAS MAS EU CONTINUAVA A BAIXAR O HOSPITAL SÓ QUE DE TRÊS EM TRÊS MESES E SEMPRE A NOITE. AI PELOS MESMO DR. QUE FEZ A CIRURGIA ELE É CLINICO GERAL ENTÃO ME DISSE EU ACHO QUE VOCÊ TEM UM TIPO DE DEPRESSÃO E ELE ACERTOU FOI AI QUE EU PROCUREI UM MÉDICO PISIQUIATRA E CONTEI TODA ESSA HISTÓRIA PARA ELE E MAIS UM POUCO DISSE QUE NO MEU TRABALHO POIS SOU TECNICA CONTABIL E É MUITA PREOCUPAÇÃO AINDA QUE SOU RESPONSÁVEL PELO QUE MEUS COLEGAS FAZEM TAMBÉM ANDAVA MUITO IRRITADA E QUANDO ALGUEM ME CONTAVA ALGUMA COISA QUE PARA ELES PARECIA ENGRAÇADA EU NÃO ACHAVA GRAÇA NENHUMA O MÉDICO PISIQUIATRA ME DISSE QUE EU TENHO ANSIEDADE E ME RECEITOU REMÉDIO QUE ATÉ HOJE EU TOMO E SINCERAMENTE EU MUDEI E MUDEI MUITO PARA MELHOR É CLARO, SÓ QUE AGORA VEM O QUE ESTOU SOFRENDO SÓ SEI QUE FOI DEPOIS QUE FIZ CIRURGIA DA ADERENCIA E COMECEI O TRATAMENTO PSIQUIATRA COMEÇO COM MEUS PÉS PARECE QUE TEM SUPER BONDER, NÃO CONSIGO SUBIR ESCADAS TENHO DIFICULDADE DE EQUILIBRIO NÃO SINTO MINHA PERNA ESQUERDA ANDO DE BENGALA. PROCUREI UM MÉDICO ORTOPEDISTA QUE ME PEDIU O EXAME ELECTROMIOGRAFIA QUE EU EM SEGUIDA FIZ E DEU POBREZA NOS MOVIMENTOS E LESÃO CRONICA LOMBO SACRA. MOSTREI OS EXAMES PARA O MÉDICO ORTOPEDISTA QUE ME DISSE NÃO TINHA NADA O QUE FAZER O QUE ERA PARA MIM FAZER FISSIOTERAPIA E CAMINHADA. MAS FUI ADIANTE QUERIA OUVIR DE OUTROS PROFISSIONAIS OUTRA RESPOSTA MAS FOI ME DITO A MESMA COISA E AINDA QUE SE ALGUM MÉDICO ME FALASSE EM CIRURGIA NÃO ERA PARA MIM DEICHAR. NA CIDADE DE CANOAS RS UM MÉDICO ME PROPOS CIRURGIA E EU FIQUEI COM MEDO FOI A ÚLTIMA VEZ QUE PROCUREI OS MÉDICOS. SÓ QUE AGORA EU MESMO ANDANDO DE MULETA EU CAIO MEUS JOELHOS ESTÃO MACHUCADOS CAIO NA RUA NO MEU SERVIÇO EM CASA NÃO TENHO MESMO EQUILIBRIO E CADA VEZ SINTO MENOS AS MINHAS PERNAS. MAS EU TENHO MUITA FÉ, MESMO PORQUE OS MOVIMENTOS ESTÃO DENTRO DE MINHAS PERNAS SÓ QUE TEM ALGUMA COISA QUE NÃO ESTA DANDO COMANDO. DESCUPLE MAS EU TIVE QUE CONTAR TUDO ISSO QUE É REALMENTE O QUE ACONTECEU COMIGO SE ALGUEM JÁ PASSOU POR ISSO PODE ME AJUDAR A ME DAR UMA LUZ. IZABEL- RS - isabelapsouza@gmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, tenha muita Fé em Deus , faça um voto com ele , esteja sempre em oração ele é médico dos médicos, não desanime, tenha força de vontade que um dia vc vai acordar curada, tome tbm o Cloreto de magenésio Pa. é muito bom. fica Com Deusbjosssssss, Jaci Cabral

      Excluir
  141. Izabel,
    imagino seu sfrimento, só ue as neuropatias normalmente não se solucionam com cirurgia.
    voc~e realmente precisa fazer fisioterapia e caminhar o mais que puder, mesmo que consiga pouco, não deixe de caminhar.
    procure um neurologista
    melhoras e sorte sempre
    bjs

    ResponderExcluir
  142. Olá sei q todos aqui buscam entender melhor o problema q atinge cada um. Comigo ñ é diferente, gostaria de saber se neuropatia motora multifocal tem cura . Um abraço e nunca abandone sua fé.

    ResponderExcluir
  143. Alguém pode indicar um especialista em neuropatia periférica na cidade de Uberlândia/Mg. Grato

    ResponderExcluir
  144. Fiz cirurgia bariatrica ha 9 anos, no modo foby capela, ha 4 anos nao tomava suplementos, de repente iniciei a sentir queimacao no solado dos pés, o meu neurologista local, receitou b12 injetavel e concomitante exames de sangue e eletromiografia.
    Nos exames de sangue deu uma b12 no limite minimo,mas ainda dentro do limite e a eletromiografia deu neuropatia axonal sensitiva .
    dois meses apos, refiz os exames, sendo varios de sangue , ultrasom , ressonâncias, e nova eletromiagrafia , desta vez no hospital albert einsten, la foi feito e refeito e nao deu neuropatia alguma, porem ja passarm oito meses e ainda sinto queimação nos pes e tomo lirica 300 mlg, poderia indicar um especialista no meu caso, que envolve cirurgia bariatrica?

    ResponderExcluir
  145. Fiz um exame onde foi constatado meralgia parestesica, o medico indicou tomar o remédio etna e me informou que é um tratamento de 8 meses a 1 ano. Gostaria de saber se este remédio é indicado neste caso e se o tratamento é longo assim mesmo.

    ResponderExcluir
  146. Eu tenho vivido com esta doença mortal por mais de um ano, o meu marido, descobri que estávamos ambos HIV +. Tínhamos tentar de todas as maneiras de viver nossas vidas, apesar desta coisa em nosso corpo não até que me deparei com este poderoso herbalista que interpretou que ele tinha a cure.At primeiro, ficamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e em poucas semanas depois de seguir o devido processo desta fitoterapeuta, fomos para um teste de como ele nos disse também fomos surpreendidos com a felicidade quando recebi o resultado na clínica. A taxa de vírus em nosso corpo caiu e em mais algumas semanas Estávamos totalmente cured.We também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitada pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curado Se você quer saber sobre o fitoterapeuta chamá-lo em +234 706 542 4920 ou e-mail: herbalcure4u@gmail.com. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Obrigada por ter me visitado, volte sempre
Ane Coelho

Daily Calendar

Seguidores

alongamento

alongamento

Notícias

Loading...

Follow by Email

dores e doenças autoimunes

Loading...
Loading...

saúde

Loading...