terça-feira, 3 de março de 2009

Sindrome do Túnel do Carpo

Introdução

A síndrome do túnel do carpo é caracterizada por dor, alterações da sensibilidade ou formigamentos no punho, geralmente associada com movimentos manuais inadequados ou repetitivos. Alguns casos de síndrome do túnel do carpo não parecem relacionados a qualquer causa específica, mas quem apresenta distúrbios que interferem com a circulação e a oferta de oxigênio aos nervos dessa região tem maior risco de desenvolver a síndrome. Ela resulta da compressão do nervo mediano, responsável pela sensibilidade e motricidade do polegar e de alguns dedos e músculos da mão. Esse nervo, juntamente com os nove tendões que permitem os movimentos dos dedos da mão, passa através de um túnel encontrado na base do punho. A porção superior desse túnel é formada por um tecido conjuntivo resistente, denominado ligamento.

A síndrome do túnel do carpo não é uma doença nova, apenas está se tornando mais comum nos últimos anos. Há doze anos, as lesões por esforço repetitivo eram responsáveis por 18% de todas as doenças ocupacionais; em 1991, esse número aumentou para 48%. Com a máquina de escrever, era necessário fazer pequenos intervalos para as correções, colocar e retirar o papel e procurar a grafia correta de uma palavra. Essas funções desapareceram com o computador, de modo que permanecer sentado diante dele durante um período prolongado significa manter os punhos trabalhando sem parar e sem mudar de posição.

Os movimentos repetidos sem o tempo adequado de recuperação são responsáveis pela inflamação e edema do túnel do carpo. Na síndrome do túnel do carpo, os tendões são irritados e edemaciam, empurrando o nervo mediano em direção a esse ligamento e causando dor nessa região.

Síndrome do Túnel do Carpo

Síndrome do túnel do carpo é o nome referido a uma doença que ocorre quando o nervo que passa na região do punho (nervo mediano) fica submetido à compressão. Na maioria dos casos essa compressão do nervo na região do punho (“nervo preso”) deve-se ao estreitamento no seu canal de passagem por inflamação crônica não específica dos tendões que também passam por esse canal. Em outros casos com menor freqüência podem existir doenças associadas comprimindo o nervo. É importante ressaltar que mulheres grávidas podem ter sintomas da doença ocasionados por edema (“inchaço”) próprio da gravidez; na maioria dos casos os sintomas desaparecem após o parto podendo reaparecer muitos anos mais tarde. Algumas atividades profissionais que envolvem flexão contínua dos dedos (exemplo ordenha de leite) podem desencadear sintomas de compressão do nervo.

O túnel do carpo localiza-se logo abaixo do Palmar longo sendo delimitado por quatro proeminências ósseas: Proximalmente pelo Pisiforme e Tubérculo do Escafóide e distalmente pelo Hâmulo do Hamato e pelo tubérculo do Trapézio. Este túnel conduz o nervo Mediano e os tendões flexores dos dedos deste o antebraço até a mão.

A compressão do túnel carpal pode ser resultante de vários fatores, tais como: deslocamento anterior do osso semilunar, intumescência secundária a fratura de Colles (fratura de extremidade distal do rádio), sinovites secundárias a artrite reumatóide ou devidas a qualquer outra causa capaz de provocar edema devido a traumas que acometam o punho, como entorses, e uma grande variedade de doenças sistêmicas, como o mixedema e a doença de Paget.

Esta afecção pode ocorrer em mulheres entre 40 e 50 anos de idade e a causa mais freqüente é devido a alterações em tecidos moles, particularmente inflamação da bainha sinovial que acaba comprimindo o nervo mediano.


Nervo Mediano

O nervo mediano supre a porção radial da palma e as superfícies palmares dos dedos polegar, índice e médio; ele, por vezes, também supre o dorso das falanges distais destes dedos. Ele também inerva a cútis palmar da extremidade distal do dedo.


Causas conhecidas

Várias são as causas de aumento das estruturas que passam pelo Túnel do Carpo. Algumas das causas que podem desencadear a doença são: trabalho manual com movimentos repetidos, pessoas que não fazem trabalhos manuais, tem associação com alterações hormonais como menopausa e gravidez (geralmente desaparece ao fim da gravidez); fato que explica o porque de haver mais mulheres acometidas que homens. Outras doenças associadas são diabetes mellitus, artrite reumatóide, doenças da tireóide e causas desconhecidas.


Sinais e sintomas

Dor ou dormência à noite nas mãos, principalmente após uso intensivo destas durante o dia. A dor pode ser intensa a ponto de acordar o paciente. Ocorre diminuição da sensação dos dedos, com exceção do dedo mínimo e sensação de sudorese nas mãos. A dor pode ir para o braço e até o ombro. Atividades que promovem a flexão do punho por longo período podem aumentar a dor. Com a perda da sensação nos dedos, pode haver dificuldade de amarrar os sapatos e pegar objetos. Algumas pessoas podem apresentar até dificuldade de distinguir o quente e o frio.

Também são freqüentes as sensações de choques em determinadas posições da mão como segurar um objeto com força, segurar volante do carro ou descascar frutas e legumes. Com muita freqüência as pessoas imaginam que estão tendo “derrame” ou “problemas de circulação” procurando assistência médica especializada nessa área. Esses sintomas de dormência e formigamento podem melhorar e piorar ao longo de meses ou até anos, fazendo com que o diagnóstico preciso e correto seja retardado.







Características Clínicas

A perda da sensibilidade anestesia o lado externo da palma da mão e da superfície palmar do polegar, indicador, médio e metade do dedo anular. Às vezes há distúrbio em vez de perda de sensibilidade, que pode causar hiperestesia (sensação de formigamento) e dor. As alterações tróficas podem ser aparentes nesta afecção.

Os movimentos repetidos sem o tempo adequado de recuperação são responsáveis pela inflamação e edema do túnel do carpo. Demonstrou-se que mais de oito ou nove repetições por minuto impedem o punho de ter tempo suficiente para produzir o fluido lubrificante da articulação. O atrito subseqüente, na ausência de lubrificação, causa edema e lesões. O tecido lesado e edemaciado passa a exercer pressão sobre o nervo mediano do túnel do carpo. Com o tempo, essa pressão provoca atrofia do nervo e dos músculos do polegar e dos três primeiros dedos (inervados por ele). A(s) mão(s) perde(m) parte de suas funções, e a pessoa pode apresentar déficits irreversíveis.


Diagnóstico

O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é baseado nos sintomas característicos e na comprovação da compressão do nervo por um exame chamado eletroneuromiografia; nesse exame os nervos do antebraço, punho e dedos são estimulados por choques de pequena intensidade sendo o resultado medido na tela do aparelho.

A confirmação do diagnóstico de síndrome do túnel do carpo pode ser obtica quando a percussão sobre a projeção do ligamento carpal volar é capaz de reproduzir a dor (sinal de tinel).

Os sintomas comuns a síndrome, como parestesias dos dedos, podem ser reproduzidos mediante a flexão máxima do punho e a manutenção do mesmo nesta posição por no mínimo um minuto (teste de Phalen).


Prevenção

Não existe medida preventiva concreta para a Síndrome do Túnel do Carpo, mas as pessoas devem se policiar a não realizar tarefas repetitivas de flexão do punho.

Porém o uso de suplementos de vitamina B6 têm diminuído bastante os sinais e sintomas de alguns pacientes, principalmente daqueles com maior carência dessa vitamina – as gestantes e as mulheres que utilizam anticoncepcionais orais, por exemplo. Para indivíduos sem esse risco, entretanto, não existem evidências sobre a eficácia desses suplementos. A dose habitual é de 50-100mg por dia, durante pelo menos um mês. Os anti-inflamatórios orais, e em casos mais severos os corticosteróides orais ou injetáveis, podem ser utilizados. Quando essas drogas não conseguem controlar o quadro, a cirurgia torna-se a opção disponível. Cortando o ligamento na base da palma da mão, o cirurgião reduz a pressão exercida sobre o nervo. Entretanto, os sintomas podem voltar se o indivíduo continuar realizando movimentos inadequados.


Orientação médica

Caso os sintomas persistam por alguns dias, deve-se procurar um ortopedista para ser examinado, e podendo ser solicitado alguns exames, para confirmar o diagnóstico e iniciado o tratamento, menores serão as chances de precisar operar.

O tratamento conservador pode ser feito desde com anti-inflamatórios e imobilização até injeção de corticóide. A maioria das pessoas responde ao tratamento conservador, sendo o tratamento cirúrgico para os casos refratários ao tratamento clínico.


Tratamento

Inicialmente, podemos orientar o uso de splints como forma de imobilização da região do punho com tala facilmente colocada ou retirada com velcro. Caso os sintomas persistam, o tratamento fisioterápico será essencial.

A diminuição do edema gerado pela inflamação das estruturas vizinhas ao nervo mediano deverá ser o primeiro objetivo do tratamento fisioterápico (a tendinite é a principal causa) por isso devemos utilizar o ultra-som que possui princípios analgésicos e anti-inflamatórios acompanhados de manipulações da região acometida.

A orientação quanto as atividades da vida diária (AVDs) devem ser dadas privilegiando a biomecânica funcional do membro.

Exercícios de alongamento dos flexores dos dedos e do punho sob orientação do profissional são benéficos para melhorar a função e aumentar a formação de líquido sinovial auxiliando com isso, a lubrificação dos tendões, bainhas e fáscias adjacentes (tendões lubrificados diminuem o atrito entre as bainhas evitando a inflamação).

O mais importante é fazer intervalos durante a digitação, diversificar os trabalhos e manter uma postura adequada. A prevenção é o melhor remédio.


Referências Bibliográficas

KOUYOUMDJIAN, João Aris. Síndrome do Túnel do Carpo. Disponível em:
http://www.saudevidaonline.com.br/stc.htm. Acesso em 02.05.2004.

Túnel do Carpo. Síndrome do Túnel do Carpo. Disponível em:
http://www.jennerssa.hpg.ig.com.br/tunel.htm. Acesso em 03.05.2004.

Agenda Saúde - Matérias. Síndrome do Túnel do Carpo. Disponível em:
http://www.agendasaude.com.br/materias/index.asp?cod=217. Acesso em: 02.05.2004.

Lincx - Serviços de Saúde. Especialidade Médica - Síndrome do Túnel do Carpo. Disponível em: http://www.lincx.com.br/lincx/orientacao/esp_medica/sindrome_tunel.html.
Acesso em 30.04.2004.

Síndrome do Túnel do Carpo. Túnel do Carpo. Disponível em:
http://www.sbot.org.br/almanaque/sindrometunelcarpo.pdf. Acesso em 30.04.2004.

45 comentários:

  1. Olá!
    Na passada quarta-feira fui ao ortopedista com dores muito fortes no pulso. Fui informada que tenho tendinite. Receitou-me cortisona. Tomei, mas as dores continuam. Será que devo ir novamente ao médico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! E, se não melhorar, mude de médico.

      Excluir
  2. valdirene felipe de oliveira6 de novembro de 2009 19:37

    Oi sofro de sindrome do tunel do carpio a mais ou menos seis anos,me operei passei um ano sem sentir dores, mas a um ano venho sentindo dores horriveis e agora nos dois pulsos.Já fiz fisioterapia mas as dores não param.Sou professora alfabetizadora então escrevo e corto muito.Fiz um ultra-som e o resultado deu fibrose eo espessamento muito grande.O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  3. Valdirene,

    o melhor é vc procurar outro neuro, tente acupuntura, provavelmente pedirão outra cirurgia, mas não deixe de avaliar com outros profissionais
    melhoras e boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Eu tive a sidrome do carpo e fui operada, so q houve um erro medico, o proprio medico cofessou por ter esquecido q havia feito minha cirugia, (comico, mas verdade).Meu neuro idicou-me outro e fiz varias aplicaçoes na cirugia,pois ele descobriu q eu ja tinha uma distrofia complexo refexo, 1 ano e meio depois de tanta aplicaçoes fiz outra cirugia e nao obteve melhora entao tentamos uma terceira 9 meses depois, hoje faço aplicaçao de botox p tentar recuperar a força da mao e ver se me curo ou pelo menos minha mao abra, pois tenho mao de garra hoje! Um abraço e espero resposta... atenciosamente Cynara Diniz

    ResponderExcluir
  5. Cynara

    lamento por mais uma vítima de erro médico.

    infelizmente não tenho como te ajudar apenas te desejando sorte e melhoras.
    um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi eu tenho esse mesmo problema mas fui logo operada. Não sei se vai ficar bom mas nem pediram pra fazer fisio nem antes nem depois.
    Acha normal?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. olá,
    cada caso é um caso, quem sabe seu médico ainda irá conversar com vc sobre a fisioterapia.
    desejo boa sorte e deixo este link muito ilustrativo
    um grande abraço e boa recuperação
    http://www.clinicadeckers.com.br/html/orientacoes/ortopedia/088_sin_tunel_do_carpo.html

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos, não quero desanima-los, mas no meu caso já fazem 16 anos de dores e formigamentos.Fiz por 3 anos seguidos na Pucc,fisioterapia,terapia ocupacional etc... enfim conheci pessoas durante meu tratamento que se submeteram a cirurgia e ficaram pior SEM MOVIMENTO e continuaram com os mesmos sitomas,não sei mais o que fazer.Hoje durmo muito pouco devido as dores noturnas,gostaria de um medicamento mais eficaz.Durante todos esses anos,não vi UMA pesooa que operou e ficou boa

    ResponderExcluir
  9. Caterina
    você não pode pensar negativo
    nunca se desepere, conheço uma pessoa que se curou com acupuntura, mas tem que persistir
    melhoras

    ResponderExcluir
  10. jose gomes
    fiz um cirurgia de STC,retirada de um cisto. sendo que o medico me mandou para a fisio.não abro a mão sozinha so com ajuda da outra mão e quando solto minha mão fecha , na fisio minha mão abre toda atrofiada quando colocado estimulador de nervo e doi muito toda vez que abro, a dor é imensa na mão e no braço.
    to fazendo bloqueio do glanglio simpatico.
    e meu medico diz que é normal para quem opera STC
    continuo sentindo formigamento e dores intensa o que pode ser é normal? quando abro a mão sint uma dor no braço todo acho que ´´e no mediano
    grato.

    ResponderExcluir
  11. JOSE GOMES
    AGUARDO UMA AJUDA DE VOCES
    GRATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é clarice. Fazem 2 meses que descobri que teno sindrome do túnel do carpo.Moro no Rio grande do sul.Estou me tratando em Porto Alegre na CLINICA DA MÃO.Procure na internet "CLINICA DA MÃO PORTO ALEGRE".Boa sorte!!!

      Excluir
    2. José Gomes,
      Não é normal sentir tanta dor,procure outro neuro e veja o que ele poderá fazer para sua melhora
      Boa sorte

      Excluir
  12. alguem para ajudar o sr jose?

    ResponderExcluir
  13. EU ANA SINTO MUITAS DORES ADE MADRUGADA E TRABALHO MUITO COM COMPUTADOR, A NOITE PARA MIM É UMA TORTURA LENDO MEUS AMIGOS DAS MUITAS CIRURGIAS QUE FIZERAM E NAO DEU RESULTADO PREFIRO FICAR ASSIM, ESPERAR NO SENHOR E CONFIAR É MELHOR QUE CAIR NA MAOS DE MÉDICOS INCOPETANTES TCHAL TO FORA

    ResponderExcluir
  14. bom dia meu nome nice eu tambem tenho este problema, fui operada da mao esquerda,hoje nao sinto nada graças a deus ela ficou boa. porem a mao direta doi estou confiando em deus e vou volta ao medico para marca cirurgia para fica curada desta mao tambem,mais eu creio em deus ele e o medico dos medicos e crendo assim serei curada em nome do senhor jesus. beijos

    ResponderExcluir
  15. bom dia meu marido esta com cisto no punho e tunel de carpo ele trabalha com computadores ele vai ter que operar? de quanto tempo ele ira precisar se fazer cirugia para voltar a vida normal ele esta preoculpado, pois seu trabalho depende muito da mão muito obrigado aguardo resposta;

    ResponderExcluir
  16. sou professora há 20 nos e há um ano tive stc e tive que operar mas minha mão doi muito e o meu pulso quando movimneto doi. Estou pelo INSS há 1 ano e sinto que não tenho condição de encarar uma sala de aula. Será que eles vão me deixar até eu melhorar por completo? beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho Tunel do carpo,mas possuo uma pequena alteração anatômica que envolve os nervos medianos e ulnares compatível com anastomoses de Martin-Gruber . Este problema anatomico é genetico? e esta relacionado com o tunel de Carpo? Obrigado e aguardo uma resposta

    ResponderExcluir
  18. ola fui operada ao tunel de carpo dia 4 deste mes ou seja ha 5 dias,para ja consigo abrir melhor as maos,so enerva nao poder fazer praticamente nada em casa,foram logo as duas.nao sei se sera normal mas as vezes sinto uma ligeira dormecia nas pontas dos dedos,sera de ter poucos dias de cirurgia?beijos e aguardo resposta

    ResponderExcluir
  19. tenho a sindrome do tunel carpo, nas duas maos, operi,mas nao resolveu muito, sinto dores horriveis a noite. e umpesadelo costante estas dores.o que me tira o sono.

    ResponderExcluir
  20. rodrigo,
    tente procurar um especialista em dor, acupunturatb pode te melhorar
    boa sorte e melhoras

    ResponderExcluir
  21. Ola tenho sindrome do tunél do carpo , fiz uma cirurgia em dezembro mas voltei a trabalhar em março e voltou tudo de novo o inchaço mim icomoda e a dor tambem, a mao esquerdo esta criando nodulos na palma da mao em cada nervo dos dedos e um cisto no punho, tenho 4 cm de calcificação no nervo supra espinhoso ja nao aguento mas sentir dor, pode ser tb o mesmo problema? se aguem poder me ajudar

    ResponderExcluir
  22. Oi, tive os primeiros sintomas de síndrome do tunel do carpo em 1996, fiquei mal. Depois os sintomas desapareceram por completo por exatos 12 anos. Os sintomas voltaram, fiz fisioterapia e pensei que estava bem, pois tive de imediato bons resultados. Agora estou bem pior do que a primeira vez. Também tenho tendinite calcária no ombro, alguém disse que a síndrome é resultado da tendinite. Quero fazer cirurgia, mas sei que pode voltar.

    ResponderExcluir
  23. os medicos dão quanto tempo,de afastamento pras pessoas ,q opera sindrome do tunel do carpa..

    ResponderExcluir
  24. OI MEU NOME É LEILA VOU ME PORERAR DA CTC NO MES Q VEM DE UMA DAS MAOS E DEPOIS DA OUTRA QUANTO TEMPO É COMUM DE AFASTAMENTO PARA UMA BOA RECUPERAÇAO POR HORA OBRIGADA

    ResponderExcluir
  25. Oi operei as duas mãos ; a direita ficou boa mais a esquerda não melhorou.Será que tenho outro problema? Obrigada.Meu nome é Silvia.

    ResponderExcluir
  26. Oi...meu nome é Rosana, fiz a cirurgia do Tunel do Carpo a 15 dias e vou tirar os pontos amanhã.Tive dores nos primeiros dias, mas estou bem,o corte dói um pouco e alguns movimentos me incomodam.Não tive mais a dormência noturna.Assim que melhorar de vez vou fazer na outra mão.A cirurgia é bem tranquila...vale a pena encarar e ficar livre da STC!

    ResponderExcluir
  27. OLA, BOA TARDE!
    MEU NOOME É ROSANGELA TRABALHO NA OPERALÇAO DE UMA EMPRESA DE FILTRO A 9 MESES COMECEI A SENTIR FORTES DORES E INCHAÇO NAS MAOS , PASSEI COM ORTOPEDISTA E FIZ ALGUNS EXAMES INCLUSIVE ELETONEUROMIGRAFIA E ACUSOU STC SEVERA NAS 2 MAOS VOU FAZER CIRURGIA QTO TEMPO DE AFASTAMENTO PRECISO + OU - PARA ME RECUPERAR.
    OBRIGADO E MELHORAS A TODOS NÓS!

    ResponderExcluir
  28. oi Rosangela, isso vai depender da cirurgia e o da sua recuperação.
    tente ficar bem calminha que ajuda
    desejo boa recuperação e cura
    bjks

    ResponderExcluir
  29. ola boa tarde!
    gostaria de saber o que beneficio acidentario, e o que recebo qdo o inss concedeu dessa forma.
    obrigado!

    ResponderExcluir
  30. meu nome e teresa meu marido ta com a sindrome do tunel do carpo a quatro anos so que agora ta piorando e o ortopedista nao quer operar sou diabetico e tenho setenta e dois anos segunda feira o medico fez aplicaçao local mais nao resolveu estou desesperado pos a dor e imensa nao sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  31. Olá,você já tentou acupuntura?
    Homeopatia também pode ajudar.
    Outra coisa você já consultou um médico especialista em dor?

    Desejo melhoras um grande abraço

    ResponderExcluir
  32. oi to de volta sou a teresa meu marido operou ja tem uma semana mais ainda ta sofrendo muito ta tomando antibiotico de seis em seis horas e ta tomando paco para aliviar a dor e deocil nos intervalos do paco nao ta adiantando nada ele operou a mao esquerda a mao ta muito inchada e doendo muito o que faser por favor me ajude devo colocar agua quente gelo ortopedista disse que e normal deu tudo certo mais ta dificel os sintomas continua nao tem um remedio que melhore por favor me ajude um abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  33. oi fiz uma cirurgia do tunio do carpo em novembro ,e estou com medo de voltar a trabalhar pois sou cozenheira e nao estou conseguindo segurar nada direito ,e meu medico diz que ja estou boa oque fazer , obrigada espero resposta

    ResponderExcluir
  34. claudia araçatuba21 de junho de 2012 13:44

    operei minha mão direta em fevereiro de 2009 ficou otima não doi mas nem formiga para honra e gloria de Jesus o medico que fez minha cirurgia acertou mas agora começei a sentir fortes dores no dedo anelar estou preocupada pensando se pode voltar ou ser outro problema .....se continaur vou procurar o medico novamente.....sinto muita dor nos ombros pode ser do tunel do carpo ....

    ResponderExcluir
  35. claudia, vc deve procurar o médico sim, não necessariamente precisa ser seu problema anterior, mas nunca descuide
    boa sorte

    ResponderExcluir
  36. Vou operar dia 07/08 , estou anciosa , pois sinto muita dor. Me informa em quando tempo vou poder digitar novamente?

    ResponderExcluir
  37. Infelizmente,ninguém poderá te dar essa resposta

    Dependerá de como vc vai reagir a cirurgia,do tempo da fisioterapia,enfim, cada cirurgia é única e cada organismo tb
    O importante é ficar tranquila,confiar e o tempo é quem vai te dar todas as respostas.
    Estarei orando para vc.
    Boa sorte na cirurgia

    ResponderExcluir
  38. TENHO SINDROME DO TUNEL DO CARPO JA OPEREI DUAS VEZES E NAO MELHOROU NO INTO OQUE FAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tente fazer acupuntura e procure um médico da dor ou fisiatra
      melhoras

      Excluir
  39. trabalho de bartender e fui diaguinosticada com stc, meu medico disse que vou ter q operar, to fazendo fisioterapia antes da cirurgia mas ta dificil trabalhar pois as garrafas de bebiDa caem da minha mao. devo proucurar o inss antes da cirurgia??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, procure seus direitos e melhoras

      Excluir
  40. tenho stc, e gostaris de saber se não fizer a cirurgia o q acontece.
    grata.Joana

    ResponderExcluir

Obrigada por ter me visitado, volte sempre
Ane Coelho

Daily Calendar

Seguidores

alongamento

alongamento

Notícias

Loading...

Follow by Email

dores e doenças autoimunes

Loading...
Loading...

saúde

Loading...