domingo, 6 de setembro de 2009

Pele e Fibromialgia

Pele e Fibromialgia
Muitos pacientes com Fibromialgia (FM), queixam-se de manchas roxas pelo corpo e de que a pele irrita-se mais facilmente. Isto realmente é bastante observado pelos profissionais de saúde que tratam pacientes com FM, mas ainda não há uma explicação convincente porque isto acontece.
Já existem evidências de que a pele de pacientes com FM é mais sensível do que o normal, devido à uma hiperatividade nos receptores cutâneos de dor. Esta hipersensibilidade dos pequenos nervos da pele podem resultar nos sintomas de coceira, formigamento, assim como uma pele mais moteada ou fria. Outro fenômeno que ocorre é o dermografismo, quando esfregar seu dedo de encontro a pele leva ao aparecimento de uma mancha vermelha elevada, semelhante a uma urticária. Esta ocorrência parece ser mais comum na pele que está por cima dos músculos doloridos, e desta maneira se pensa que possa ser devida a uma resposta exacerbada dos nervos à dor.
Um estudo de 1997 revelou que na pele de pacientes com FM existe uma maior proporção de um tipo celular chamado mastócito. Esta célula libera histamina, que pode causar alergia e dermografismo. O mastócito também libera heparina, que é um anticoagulante (afinador do sangue). Esta última substância pode explicar as manchas roxas que aparecem em pacientes com FM. Estes achados ainda não foram replicados por outros pesquisadores.
00:35 (9 horas atrás)
excluir
off-line Ane [gerenciar]
Pacientes com estes sintomas na pele podem e devem tomar alguns cuidados: evitar a tentação de coçar e mexer nas áreas afetadas, evitar banhos muito demorados e quentes (desidratam a pele e a deixam mais sensível). Evitar também cremes muito irritantes, (como esfoliantes mais fortes), “wipes” com fragâncias, roupas muito apertadas e tecidos sintéticos. Tentar então sempre banhos mais mornos e mais rápidos e compressas frias nas áreas de coceira. Os hidratantes são sempre bem-vindos, e a melhor hora de aplicá-los é logo após do banho, com a pele ainda úmida. Limpar e enxugar a pele sempre com delicadeza, sem esfregar com força. Usar roupa íntima de algodão, assim como as roupas de cama. Deixar o quarto um pouco mais frio à noite, para evitar suar muito durante o sono, pode também diminuir a irritação da pele.

Eduardo S. Paiva
Reumatologista
Chefe do Ambulatório de Fibromialgia do HC-UFPR, Curitiba

www.fibromialgia.com.br

15 comentários:

  1. Após ter podido analisar centenas de dossiers sobre fibromialgia, e ter tido a experiência de minha esposa com fibromialgia sob forma quase total incapacitante durante cerca de 2 anos e meio (hoje já 95% curada através da naturopatia e da psicoterapia da qual faço parte), quero deixar aqui o meu contacto para futuras possíveis trocas de informação sobre esta doença ou outras dentro do objectivo deste blogue.
    E-mail: ruitavares.search@gmail.com – Portugal, Porto

    ResponderExcluir
  2. Olá Ane, você já sofreu, alguma vez na vida de uma dor crônica ligada à fibromialgia ou a outras manifestações dolorosas associadas a doenças afins? Exemplo: neuropatia de nervos periféricos. O por quê do questionamento é se você apenas associa academicismo com uma vasta gama de experiência oriunda de pacientes sofredores ou, além disso, você passou ou passa por experiências extemamente dolorosas porém, enriquecedoras daqueles que efetivamente têm uma dor crônica como seu mais próximo e talvez único parceiro.
    Prof. Dr. Roberto L. Esteves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr Roberto Esteves
      Somente apos 5 anos tive vontade de responder seu questionamento.
      Não sei o porque
      GSM s lá.
      Sou por adora de dores cronicas e o meu propósito é ajudar a quem sofre a conhecer melhor sua patologia.
      Pq a pergunta?

      Excluir
  3. Olá,

    Gostaria de dividir algumas informações e saber se alguém passou por algo semelhante.
    Há quatro anos atrás comecei a sentir uma dor na virilha, que com o tempo passaram para a perna toda.
    Hoje, quatro anos depois, já passei por muitos médicos experientes, muitos! Fiz exame da coluna e não deu nada etc...A dor em alguns momentos é insuportável, e outros mais leve mas não tenho mais vontade de sair de casa, apenas uma perna dói, mas sinto um cansaço imenso nas duas pernas e corpo todo!
    Minha pele anda sensível em algumas regiões, se passo a mão sobre a pele sinto dor!
    Não sei mais o que fazer! Só sei que a dor é grande, o cansaço é enorme perdi a vontade de sair , engordei por esse motivo...enfim alguém viveu algo assim??? Será que fibromialgia poderia doer apenas em uma perna? (pois dizem q geralmente são muitos pontos de dor)

    Obrigada!
    Li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também sinto a mesma coisa,já não sei o que fazer ,eu te entendo amigo.

      Excluir
  4. olá Li,
    você já tentou um neurologista??????????
    reumatologista??

    normalmente a fibromialgia é um pouco diferente, tem que fazer o teste dos tender points, e descartar outras patologias, mas não desista

    melhoras

    ResponderExcluir
  5. LI..Eu sinto dores na pele em todo o corpo dores nas pernas e mais em uma perna só. Tenho Fm e sofro demais ...não sei o que fazer, pois os remedios prendem meu intestino...além disso tenho depressão e pânico...é dificil.

    ResponderExcluir
  6. Alice, vc deveria pensarem tratamentos complementares, homeopatia, acupuntura, e até mesmo uma terapia para sua SP, não se desepere, pq só piora tudo, tente um hospital universitário que trate dessa sindrome todos estão fazendo excelente trabalho
    melhoras

    ResponderExcluir
  7. Ola eu n sei que tenho mas encontrei este blog porque procurei dores na pele...pois é o que sinto,n tenho sempre mas tenho de vez em quando e ja varias vezes,ora tenho na perna depois na virilha rabo onde seja n é bem dor nem sei explicar é tipo queimado nem posso ter a roupa em cima mas n tenho manchas nem nada que se veja so sinto.Mas o que +e certo é que se bato nalgum sitio fico logo roxa e fica assim semanas.Tenho tambem dedo do pe esquerdo calcanhar e as vezes essa mesma perna dormente,ja fiz aquele exame dos choques elctricos e n deu nada,que podera ser?Alguem me pode ajudar,e ainda sou muito jovem.

    ResponderExcluir
  8. Olá Ane

    Sinto muitas dores na pele das pernas e braços.
    Agora está dificil até de andar. Mas não tenho nenhuma mancha vermelha. Ainda não fui no médico porque as dores ficaram fortes assim agora. O que pode ser? Qual médico eu devo procurar? Qualquer coisa me contatem no evelynesomogyi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. preciso de ajuda as vezes me sinto tão impotente que perco até a vontade de viver sinto muita dor na pele e nas pernas o cansaço e a fadiga e demais
    nada passa não consigo relaxar so depois que eu choro que alivia um pouco me sinto revoltada por saber que a fibromialgia não tem cura as vezes penso se eu tivesse qualquer outra doença por mais grave que fosse tratamento essa não!

    ResponderExcluir
  10. nossa....tenho muitas dores na pele do braço...em cima e em baixo do braço também tenho fortes dores em cima do seio no tórax as vezes sinto uma dor muito forte como se meu peito tivesse fechando....como se e fosse ter um infarto....não e pânico e uma dor muito forte....descobri q tenho FM faz pouco tempo alguém sabe de dizer se isso e normal....como isso e terrível e o pior que n se tem como provar q to com dores por algum motivo especifico...então minha família acha q to ficando louca....qdo corro no pronto socorro com fortes dores me dao diazepan pensando q to doida nervosa...naquele momento na estou mais qdo isso acontece começo a ficar....nervosa...alguém sabe me dizer se tem algum exame para eu ter certeza de que estou com FM..pq fui no reumato...ele me fez algumas perguntas e me disse q eu tinha FM quero ter certeza....e poder dizer a minha família que e isso msm e não minha cabeça....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe o tempo que estou fora do blog,porém ando com crises muito fortes o que tem me impossibilitado de entrar.
      O seu problema é o de todos que temos fibromialgia.
      Dificilmente somos respeitados até mesmo por uma grande parte dos profissionais da saúde.
      Não existe nada que prove a sf somente os sintomas.
      Aprendi com o tempo, que o dono da dor é que sabe o quanto doi.
      Não tente provar nada a ninguém.
      Se puder imprima artigos sobre a sf e distribua entre as pessoas que você convive.
      Forças e melhoras.
      Feliz Natal

      Excluir

Obrigada por ter me visitado, volte sempre
Ane Coelho

Daily Calendar

Seguidores

alongamento

alongamento

Notícias

Loading...

Follow by Email

dores e doenças autoimunes

Loading...
Loading...

saúde

Loading...